Religião

07/01/2020 | domtotal.com

Economia e educação são prioridade do papa em 2020

'A economia de Francisco' e 'Reconstruir o Pacto Educativo Global' são encontros internacionais convocados pelo papa

Papa Francisco se encontra com participantes da
Papa Francisco se encontra com participantes da "I can" (Eu posso), Cúpula Global das Crianças (Vatican Media)

Economia e educação: o papa Francisco convocou dois eventos internacionais para o primeiro semestre de 2020.

A cidade de Assis, a cerca de 200 km de Roma, acolhe de 26 a 28 de março o encontro The economy of Francesco, direcionado a jovens economistas e empreendedores de todo o mundo.

Ao convidar os jovens, a finalidade do santo padre é “encontrar quem hoje está se formando e está iniciando a estudar e praticar uma economia diferente, que faz viver e não mata, que inclui e não exclui, humaniza e não desumaniza, cuida da criação e não a depressa. Um evento que nos ajude a estar juntos e a nos conhecer, e nos conduza a fazer um ‘pacto’ para mudar a economia atual e dar uma alma à economia de amanhã”.

Há um site disponível em inglês e italiano, com todas as informações para quem deseja participar. Do Brasil, alguns jovens já confirmaram presença, como Gabriel Marquim, da Comunidade dos Viventes.


Transformar a história em maneira positiva

O segundo grande evento é o Reconstruir o Pacto Educativo Global, que será realizado no dia 14 de maio na Sala Paulo VI, no Vaticano.

Desta vez, o conviteé dirigido a todos os profissionais que atuam no campo educativo para “promover juntos e ativar, através de um pacto educativo comum, as dinâmicas que conferem um sentido à história e a transformam de maneira positiva”.

"Um encontro para reavivar o compromisso em prol e com as gerações jovens, renovando a paixão por uma educação mais aberta e inclusiva, capaz de escuta paciente, diálogo construtivo e mútua compreensão. Nunca, como agora, houve necessidade de unir esforços numa ampla aliança educativa para formar pessoas maduras, capazes de superar fragmentações e contrastes e reconstruir o tecido das relações em ordem a uma humanidade mais fraterna", escreve o Papa Francisco em sua mensagem.

Também neste caso foi criado um portal, em inglês e italiano, com as principais informações. Para participar, será necessário preencher um módulo que estará disponível no site a partir do próximo mês de fevereiro.


Vatican News



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!