Mundo

12/01/2020 | domtotal.com

Vulcão entra em atividade nas Filipinas e governo alerta para erupção explosiva

Milhares de moradores foram retirados da área por precaução

Pessoas tiram fotos de uma explosão freática do vulcão Taal, nas Filipinas
Pessoas tiram fotos de uma explosão freática do vulcão Taal, nas Filipinas (AFP)

Atualizada às 15h45

Um vulcão próximo à capital das Filipinas lançou cinzas a até 15 quilômetros no céu neste domingo (12), provocando a retirada de milhares de pessoas de áreas afetadas, o cancelamento de voos e alerta para uma possível erupção explosiva e tsunami vulcânico.

O vulcão Taal, um dos mais ativos do país, fica no meio de um lago a cerca de 70 quilômetros ao sul do centro da capital, Manila. Tremores sacudiam a área, e relâmpagos vulcânicos estouravam no meio da coluna de vapor e cinzas.

O Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia (Phivolcs) elevou seu nível de alerta para 4 em uma escala de 1 a 5 -- o que significa que uma "erupção explosiva perigosa é possível dentro de horas a dias".

O Phivolcs também alertou sobre os possíveis riscos de um tsunami vulcânico e correntes rápidas de gás quente e matéria vulcânica que podem atingir áreas ao redor do lago Taal, um popular refúgio de fim de semana em Manila.

A retirada de cerca de 8.000 moradores da ilha do vulcão e de outras cidades de alto risco estava em andamento, com cerca de 6.000 já fora da zona de perigo no início da noite de domingo (12), informou o Conselho Nacional de Redução de Desastres e Gerência de Riscos.

As autoridades locais cancelaram as aulas de segunda-feira (13) e pediram que as pessoas ficassem em casa.

Voos suspensos

As autoridades filipinas da aviação ordenaram a suspensão dos voos que partem ou que tenham como destino o aeroporto internacional da capital, Ninoy Aquino, depois que foi relatado que a nuvem de cinzas emitida pelo vulcão atingiu uma altura de 15.000 metros.

Inicialmente, as autoridades suspenderam os voos desse aeroporto por algumas horas, mas depois anunciaram que os voos foram cancelados "até novo aviso".

O secretário de Transporte, Arthur Tugade, pediu às autoridades da aviação que "façam o que for necessário a favor da segurança pública", de acordo com uma declaração conjunta das autoridades de transporte aéreo.

No comunicado, eles também indicaram que planejavam reavaliar a situação na segunda-feira (13).

A última erupção do Taal data de 1977, acrescentou.

O arquipélago das Filipinas está localizado no chamado "anel de fogo" do Pacífico, onde as placas tectônicas colidem, causando terremotos e atividade vulcânica regulares.

Em janeiro de 2018, dezenas de milhares de pessoas tiveram que ser evacuadas devido a uma erupção do Mont Mayon, na região central de Bicol.


Reuters/AFP/Dom Total



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!



Outras Notícias