Esporte Futebol Internacional

14/01/2020 | domtotal.com

Barça demite técnico Valverde e anuncia Quique Setién como substituto até 2022

Apesar de nunca ter comandado um 'time grande', Setién sempre se mostrou um forte defensor do estilo do lendário Johan Cruyff

Ernesto Valverde reage durante a partida entre o Barcelona e o Liverpool, no jode de volta da semifinal da Liga dos Campeões, no dia 7 de maio de 2019 em Anfield
Ernesto Valverde reage durante a partida entre o Barcelona e o Liverpool, no jode de volta da semifinal da Liga dos Campeões, no dia 7 de maio de 2019 em Anfield (AFP/Arquivos)

O Barcelona anunciou na noite dessa segunda-feira a demissão de Ernesto Valverde como treinador e sua substituição por Quique Setién, que assina até junho de 2022, segundo um comunicado.

A decisão de rescindir com Valverde vem após a derrota nas semifinais da Supercopa da Espanha, na semana passada contra o Atlético Madrid (3-2) e foi tomada nesta segunda após uma reunião de quatro horas do conselho de administração do clube.

"O FC Barcelona e Ernesto Valverde chegaram a um acordo para rescindir o contrato que unia ambas as partes", afirmou o clube no comunicado.

A passagem de Valverde teve altos e baixos e ficou marcada pelas duas ligas conquistadas com autoridade (2018 e 2019) mas, principalmente, pelas duas dolorosas eliminações na Liga dos Campeões (Roma em 2018 e Liverpool em 2019), que fragilizaram o treinador.

Ele foi criticado pela suposta falta de brilho do jogo proposto pela equipe. Mas a demissão pode surpreender, levando em conta o fato de que o Barça é o atual líder da liga espanhola (empatado em 40 pontos com o Real Madrid) e classificado como vencedor de seu grupo às oitavas-de-final da Liga dos Campeões, onde vai enfrentar o Napoli em 26 de fevereiro.

- Setién, um discípulo de Cruyff -

Em outra declaração, o clube anunciou o nome de seu substituto: "O FC Barcelona e Quique Setién chegaram a um acordo para a sua incorporação como treinador do primeiro time de futebol até 30 de junho de 2022.

"O treinador da Cantábria substitui Ernesto Valverde e será apresentado na terça-feira", afirmou o clube.

Quique Setién, de 61 anos, já treinou o Racing de Santander, o Ejido Sports Center, Logronés, Lugo, Las Palmas e Betis, um clube no qual ele não continuou após a temporada passada.

Apesar de nunca ter comandado uma equipe 'grande', Setién sempre se mostrou um forte defensor do estilo 'tiki-taka', herança do lendário Johan Cruyff e que Pep Guadiola levou à excelência em sua etapa como treinador do Barcelona (2008-2012).

"O novo treinador do Barça sempre se desmanchou em elogios ao Barça e Lionel Messi, a quem considera 'um luxo e o melhor jogador da história", afirmou o clube no comunicado.


AFP

EMGE

*O DomTotal é mantido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE). Engenharia Civil conceito máximo no MEC.
Saiba mais!



Comentários