Religião

27/01/2020 | domtotal.com

Igreja no Brasil lança ações para o Pacto Educativo Global

Papa evoca uma ampla aliança pela educação envolvendo toda sociedade

Papa evoca uma ampla aliança pela educação envolvendo toda sociedade
Papa evoca uma ampla aliança pela educação envolvendo toda sociedade

“Para educar uma criança, é necessária uma aldeia inteira”. Com esse provérbio africano, o Papa Francisco reconhece a necessidade de unir esforços para formar pessoas maduras, com responsabilidade na construção do bem comum, e evoca uma ampla aliança pela educação envolvendo toda sociedade.

Para atender a esse chamado, no próximo dia 31 de janeiro de 2020, às 15h, no auditório Dom Helder Câmara, em Brasília (DF), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio de sua Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação, a Associação Nacional de Educação Católica (Anec), a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e outros organismos realizam o lançamento nacional do projeto “A Igreja no Brasil, com o papa Francisco, pelo Pacto Educativo Global”.

No lançamento, será apresentado o Pacto Educativo Global, a ser celebrado no Vaticano, pelo papa Francisco, em 14 de maio de 2020. O convite foi lançado pelo Santo Padre, no dia 12 de setembro de 2019, com o objetivo de “Reconstruir o pacto educativo global” e celebrar os 5 anos da Encíclica Laudato Si, sobre o cuidado da casa comum. A liderança do papa nesse processo já havia sido apontada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, a UNESCO, quando a instituição indicou que a humanidade carece de “uma autoridade moral” capaz de liderar uma aliança mundial pela educação, como o papa Francisco.

No evento realizado na CNBB, o Grupo de Trabalho apresentará para toda a Igreja no Brasil uma proposta de caminho de vivência, partilha de experiências em preparação à celebração do “Pacto Educativo Global” e um itinerário pós 14 de maio. O projeto prevê uma série de atividades, como um Seminário Nacional de Educação, sensibilização sobre o Pacto Educativo na 58ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, em abril deste ano, e uma plataforma online para partilha de projetos e práticas educativas na perspectiva do Humanismo Solidário e da ecologia integral, proposta pela encíclica Laudato Si.

Participarão do lançamento, o arcebispo de Montes Claros (MG) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e a Educação da CNBB, dom João Justino; o vice-presidente da ANEC, irmã Adair Aparecida Sberga; a presidente nacional da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), irmã Maria Inês Vieira; o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cientistas Católicos (SBCC), professor Deivid Lorenzo de Carvalho, coordenador do Curso de Direito da Universidade Católica de Salvador (BA); e a presidente da Frente Parlamentar Mista de Educação e relatora da PEC 15/2015, deputada Maria Auxiliadora Seabra Rezende.

SERVIÇO:

Lançamento: Projeto “A Igreja no Brasil, com o papa Francisco, no Pacto Educativo Global”

Data: 31 de janeiro de 2020

Horário: Às 15h

Local: auditório Dom Helder Câmara, na sede da CNBB, em Brasília (DF) – Setor de Embaixadas Sul, Qd. 801, Asa Sul. Contato: 61 – 2103-8300 ramais da Assessoria de Comunicação da CNBB – Assessora de Comunicação: Manuela Castro – 8313 – jornalistas: 8230, 8390 e 8368.


CNBB

EMGE

*O DomTotal é mantido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE). Engenharia Civil conceito máximo no MEC.
Saiba mais!



Comentários