Cultura

01/02/2020 | domtotal.com

Após reclamações de atores, Regina Duarte apaga postagem de apoio

Além de Carolina Ferraz, atores dizem que houve algum 'mal entendido' quando a parabenizaram

A atriz Regina Duarte, de 72 anos, será a nova secretária especial de Cultura do governo federal
A atriz Regina Duarte, de 72 anos, será a nova secretária especial de Cultura do governo federal (Marcos Corrêa/PR)

Atualizada às 14h21

A atriz Carolina Ferraz pediu a Regina Duarte, nova secretária de Cultura, que removesse sua foto de uma postagem no Instagram na qual ela citava alguns colegas que a apoiaram para ocupar o cargo. Regina apagou a publicação, feita nesta sexta-feira, e a substituiu por outra, com a atriz Carla Daniel no lugar de Carolina. Mas Carla também reclamou e na sequência outros atores até que ela excluísse a postagem definitivamente.

Um áudio de WhatsApp foi enviado por Carolina a Regina. "Espero que você faça a diferença. Mas eu não quero ser usada como alguém que está ali no teu Instagram porque dá a entender que eu apoio o governo do Bolsonaro e eu não apoio, Regina. Eu nunca aprovei e nunca compactuei com esse governo e inclusive não votei no Bolsonaro. Achei muito indelicado da sua parte. Gostaria, com todo carinho, que você por favor pedisse a sua equipe pra que retirassem a minha foto", diz Carolina.

Postagem substitui Carolina Ferraz por Rosamaria MurtinhoPostagem substitui Carolina Ferraz por Rosamaria Murtinho

Regina republicou a imagem com Carla Daniel, filha do diretor Daniel Filho. Na postagem, Carla diz que não apoia o governo. "Regina vamos deixar claro uma coisa com todo carinho. Apoiei a sua coragem e seu amor a cultura. Não compactuo com esse governo e nem o anterior. Torço pela sua gestão. Abs! Carla Daniel".

Depois de republicar a imagem sem a foto de Carolina, Regina fez outra postagem no Instagram, com uma mensagem do perfil verificado de Carolina dizendo "Torcendo por você!". Regina disse o esperado "sim" para o presidente Jair Bolsonaro nesta quarta-feira, 29, e aceitou assumir a Secretaria Especial da Cultura.

Desmentidos

Outros atores que apareceram na postagem disseram que não apoiam o governo, mas que apenas manifestaram seu apreço por Regina Duarte. Foi o caso do ator Luiz Fernando Guimarães: "Houve um mal entendido quando a parabenizei". Já Ary Fontoura negou a um seguidor que o  questionou se ele apoiava o governo. "Não apoio", foi categórico.

Na postagem da futura secretária da Cultura, o ator José de Abreu fez diversas postagens dizendo quem dos que ali figuravam não apoiavam o governo e estariam também sofrendo do mal entendido. O estilista Alexandre Herchcovitch foi irônico ao comentar o suposto apoio dos atores. "Que amor", escreveu. Contudo, internautas entenderam que sua frase fosse uma manifestação de apoio a Regina. A crítica ficou clara por uma postagem em sua própria página onde consta o áudio de Carolina Ferraz.

A atriz e escritora Maitê Proença foi uma das que se posicionou de fortemente. "Eu também não gostei de ter sido usada em uma montagem que dá a entender o apoio a um governo que não aprovo. Que fique claro. Não aprovo este governo mas apoiarei até a morte o direito de quem pensa diferente de mim", escreveu.

Com o tamanho da repercussão, Regina Duarte optou por excluir o post do Instagram e substituir por uma mensagem na tentativa de dirimir a polêmica. Ela se justificou dizendo que seu desejo é "de pacificar, de unir a classe artística" e entendeu o episódio como resultado de uma resistência ideológica.



Agencia Estado/ Dom Total



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!