Brasil

14/02/2020 | domtotal.com

entre parasitas

'tristeza cotidiana ao observar a expansão da prática mesquinha calcada na máxima "farinha pouca meu pirão primeiro'

a máquina implacável de trituração pró-capital destrói parasitas, domésticas, pobres, endividados, ribeirinhos...'
a máquina implacável de trituração pró-capital destrói parasitas, domésticas, pobres, endividados, ribeirinhos...' (Pixabay)

eleonora santa rosa*

semana difícil, dura até para a lida do escrever.

tanta coisa fora do lugar, tantas falas infelizes, preconceituosas, mas que servem, ao menos, para escancarar o real pensamento, ou melhor, o efetivo sentimento de quem comanda a máquina implacável de trituração pró-capital, moendo "parasitas", domésticas, pobres, endividados, ribeirinhos, ecologistas, indigenistas, feministas, gays, trans, lésbicas, sem esquecer dos negros, claro.

vergonha nacional ter de ouvir o quase presidente da Fundação Palmares, em delírio e surto cínico, defender que o racismo fez bem ao Brasil?!

inacreditável a desfaçatez e a hipocrisia do discurso promovido e vociferado por aquele que seria o representante do órgão máximo da estrutura da administração pública cultural, em âmbito federal, dedicado a um tema de extrema importância na história do país, com tantas sequelas, fissuras, dores e horrores.

por outro lado, quanta gente submissa por gosto ou obrigação, em silêncio ou silenciada, em estado de apatia ou alienação?

tristeza cotidiana ao observar a expansão da prática mesquinha calcada na máxima "farinha pouca meu pirão primeiro".

tenho repulsa absoluta pelo que esse dito exala e encerra.

cansaço crescente também por presenciar, entre sorrisos e esbarros, a omissão, a amnésia, a subtração, a apropriação indébita, ou mesmo o sequestro de iniciativas, gestões, realizações e legados.

entre a mudez provocada pelo desencanto e a tartamudez advinda do desalento, o melhor mesmo é seguir tocando a vida cantarolando o delicioso Partido Alto, do mestre Chico: "mas se alguém me desafia e bota a mãe no meio

dou pernada a três por quatro e nem me despenteio

que eu já tô de saco cheio."

*ex-secretária de estado de Cultura de Minas Gerais e ex-diretora executiva do Museu de Arte do Rio - MAR.

EMGE

*O DomTotal é mantido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE). Engenharia Civil conceito máximo no MEC.
Saiba mais!



Comentários