ESDHC

04/03/2020 | domtotal.com

Mostra Científica 2020: expectativas e empolgação

Evento ocorrerá nesta sexta-feira e sábado, dias 6 e 7 de março

Os três grupos mais bem avaliados de cada modalidade se apresentarão na etapa final
Os três grupos mais bem avaliados de cada modalidade se apresentarão na etapa final

Contagem regressiva para a 6º Mostra Científica da Dom Helder, que ocorrerá nesta sexta-feira e sábado (6 e 7 de março). O evento busca incentivar a produção científica e desenvolver atividades acadêmicas nas linhas de pesquisa do programa de pós-graduação da Escola e também para as demais áreas do Direito.

Com a dinâmica de competição entre grupos, a Mostra Científica atualmente segue duas linhas: a dos Grupos de Pesquisa (GP’s), compostos essencialmente por alunos da pós-graduação, e a dos Grupos de Iniciação Científica (GIC’s), compostos por alunos da graduação, sendo os grupos de ambas modalidades orientados por professores da Dom Helder.

Para se classificarem para a fase final da produção, que é a apresentação na Mostra, todos os grupos foram avaliados pela comissão interna da Dom Helder, de forma que os três mais bem avaliados de cada modalidade passaram para a última etapa.

A pró-reitora de pesquisa, professora Beatriz Costa, atua também como coordenadora da Mostra e conta que espera por um evento tão bem-sucedido quanto o do ano passado, porém com um ambiente mais alegre em relação ao seu antecessor, marcado por ser na mesma época da tragédia de Brumadinho. “Isso influenciou diretamente nos rumos das apresentações”, aponta. Além disso, é esperado um público recorde para edição deste ano, pela quantidade de ingressos retirados.

Pró-reitora Beatriz Costa (centro) e integrantes da comissão externa de 2019Pró-reitora Beatriz Costa (centro) e integrantes da comissão externa de 2019A professora Beatriz explica ainda sobre a dinâmica de funcionamento do evento. Além das apresentações, haverá a exposição de pôsteres sobre os trabalhos de todos os grupos das duas modalidades, e não apenas os seis finalistas. Junto a isso, também estarão expostos livros com artigos publicados pelos alunos da Dom Helder. “A Iniciação Científica produz livros! Eu nunca tive a oportunidade de, no primeiro período, ter um artigo dentro de um livro. Você vai ver a quantidade de publicações feitas por alunos da graduação, de diferentes períodos”, conta Beatriz com empolgação.

Lígia Siqueira é integrante de um dos três grupos de Iniciação classificados para a apresentação na Mostra. Abordando o tema de Relação Jurídica Processual e Autoritarismo Judicial, a estudante do sétimo período de Direito Integral relata a sua satisfação por ter a oportunidade de produzir tantos trabalhos científicos durante sua formação: “minha meta no início do ano era a produção de cinco trabalhos científicos, e ao todo consegui produzir sete. Espero que esse ano que se inicia seja tão proveitoso quanto o que passou”.

Além disso, Lígia teve três publicações ao longo do ano por conta de sua pesquisa: o resumo expandido "A adoção da teoria do processo como relação jurídica como mecanismo de perpetração da violência pela ciência processual ambiental" publicado pela Editora Dom Helder, o resumo "Tecnologização processual e o espectro ilusório de efetivação do Estado Democrático de Direito" publicado pelo Conpedi, e o capítulo de livro "A perpetração de danos no processo ambiental pela aplicabilidade do processo como relação jurídica" publicado também pela Editora Dom Helder. Todos os seus trabalhos foram em coautoria com a discente Isabela Vaz Vieira.

Lígia Maria e Isabela Vaz em uma de suas apresentaçõesLígia Maria e Isabela Vaz em uma de suas apresentações

Já Viviane Sá, estudante da pós-graduação e integrante de um dos grupos da Pesquisa que se classificaram para a apresentação na Mostra, abordou o tema de Regulação Ambiental da Atividade Econômica Sustentável, e relata o quão proveitoso foi participar do projeto. “Foi muito enriquecedor poder estudar esse tema para a Mostra Científica e agora apresentar para o público, porque alguns artigos que escrevemos não se tornam acessíveis. O que eu gosto na Mostra é justamente isso, ela leva para o público a parte técnica. Então dá uma clareza que às vezes a pessoa, apenas lendo o artigo, não consegue identificar”.

Junto a isso, Viviane conta sobre suas expectativas para a apresentação e como está sendo a preparação para o dia do evento. “Está bem produtivo, a mil por hora. Todos os dias a gente treina um pouquinho, revisa algumas coisas. Mas nós estamos preparados, bem preparados, e com sede de vitória”. Além disso, a estudante afirma que pretende inovar na apresentação de seu grupo, e espera surpreender o público. “A expectativa está boa. Esse ano a gente pretende mudar o modelo de apresentação da Mostra. Esperamos surpreender quem está acostumado com o que já tinha sido visto nos últimos anos”.

Viviane Sá no XVIII Congresso Nacional do ConpediViviane Sá no XVIII Congresso Nacional do Conpedi

As inscrições para a 6º Mostra Científica podem ser feitas através dos links abaixo, e serão atribuídas 8 horas (por dia de evento) em atividade de pesquisa para graduandos que participarem.

Inscrição para o dia 6 de março

https://www.sympla.com.br/vi-mostra-cientifica-dom-helder-camara---0603__715932

Inscrição para o dia 7 de março

https://www.sympla.com.br/vi-mostra-cientifica-dom-helder-camara---0703__716620


Guilherme Moreira/Patrícia Azevedo/NECOM



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!