Cultura Cinema

11/03/2020 | domtotal.com

Ex-produtor de Hollywood Harvey Weinstein é condenado a 23 anos por crimes sexuais

Procuradores pediram ao júri considerar outras 36 acusações de assédio e agressão

O produtor de filmes como 'Pulp fiction' e 'Shakespeare apaixonado' foi um dos grandes nomes da indústria de Hollywood
O produtor de filmes como 'Pulp fiction' e 'Shakespeare apaixonado' foi um dos grandes nomes da indústria de Hollywood (Timothy A. Clary/AFP)

O ex-produtor de cinema Harvey Weinstein foi condenado a 23 anos de prisão, após ser condenado por agressão sexual e estupro no mês passado, em um caso reconhecido como uma vitória do movimento #MeToo contra abusos sexuais. A sentença foi proferida no tribunal criminal de Manhattan pelo juiz James Burke, que presidiu o julgamento de Weinstein.

Um júri considerou Weinstein, de 67 anos, culpado de agredir sexualmente a ex-assistente de produção Mimi Haleyi e de estuprar a ex-aspirante a atriz Jessica Mann. Outrora um dos produtores mais influentes de Hollywood, Weinstein enfrentava a possibilidade de uma sentença máxima de 29 anos de prisão.

O júri de sete homens e cinco mulheres absolveu Weinstein das acusações mais graves, uma acusação de estupro em primeiro grau e duas acusações de agressão sexual predatória, com uma possível sentença de prisão perpétua. Essas acusações foram baseadas em depoimentos da atriz Annabella Sciorra, que disse que Weinstein a estuprou no início dos anos 1990.

Durante o julgamento, os procuradores pediram a Burke que aplique uma sentença dura, já que Weinstein cometeu abusos "durante toda sua vida" e mostrou "uma total falta de remorsos" por suas ações. Em carta, também solicitaram ao juiz que considere outras 36 acusações de assédio e de agressão sexual contra Weinstein, que datam dos anos 1970 e que não fizeram parte do processo. Weinstein "mostrou uma atitude de superioridade e uma total falta de compaixão pelo próximo", escreveu a promotora Joan Illuzzi.

Já a defesa pediu ao juiz que aplique a pena mínima, porque Weinstein é um profissional bem-sucedido que ganhou dezenas de Oscars. "Sua história de vida, suas conquistas, suas lutas são simplesmente notáveis e não devem ser ignoradas, devido ao veredicto do júri", alegou.


Reuters/Dom Total



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!