Mundo

20/03/2020 | domtotal.com

Com 10 mil mortes, número de casos de coronavírus no mundo ultrapassa 245 mil

Além de Itália e EUA, outros países gravemente atingidos pela Covid-19 são Coreia do Sul, com 8.652 casos e 84 mortes, e Irã, com 18.407 casos e 1.284 mortes

Nos EUA, os casos mais do que dobraram desde quarta-feira (18) e somam 14.250
Nos EUA, os casos mais do que dobraram desde quarta-feira (18) e somam 14.250 (Teofilovski/File Photo/Reuters)

O número de casos de infecção pelo novo coronavírus no mundo chegou a 245.484, segundo os últimos dados da Universidade Johns Hopkins. O total de mortes causadas pela covid-19, como é conhecida a doença, é de ao menos 10.031. Mais de 86 mil pessoas se recuperaram da enfermidade.

Apenas nos EUA, os casos mais do que dobraram desde quarta-feira (18) e somam 14.250, incluindo 205 mortes. Na Europa, a Espanha tem 18.077 casos e 833 mortes, a Alemanha contabiliza 16.290 cases e 44 mortes e a França tem 10.891 casos e 371 mortes.

Na Itália, os casos atingiram 41.035 na quinta-feira (19), com 3.405 mortes. Mais pessoas morreram na Itália do que na China, onde a doença se originou e que tem 3.253 mortes relatadas.

Outros países gravemente atingidos pela Covid-19 são Coreia do Sul, com 8.652 casos e 84 mortes, e Irã, com 18.407 casos e 1.284 mortes.

Brasil

Presente em todos os continentes, o novo coronavírus avança também no Brasil, com registro de sete mortes: cinco no estado de São Paulo e duas no Rio de Janeiro. De acordo com o boletim mais recente do Ministério da Saúde, o país tem 621 casos confirmados.

Diante do cenário de pandemia, países anunciam o fechamento das fronteiras, cancelam aulas e determinam quarentena a milhões de pessoas. Os impactos também são sentidos na economia mundial, com cancelamento de voos, oscilações nas Bolsas e no dólar e empresas colocando funcionários em home office.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil tem "transmissão sustentada" da doença em ao menos sete estados. Essa transmissão foi identificada em São Paulo e Pernambuco; no sul de Santa Catarina (região de Tubarão) e em três capitais: Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre. A transmissão comunitária se dá quando não é mais possível saber quem passou o vírus para quem.

O ministro Luiz Henrique Mandetta alertou, nessa quinta-feira (19), que "para cada um dos confirmados deve ter um número de não confirmados" e que os registros atuais "são só ponta do iceberg", o que justifica a necessidade de "se fazer travas", com restrições já adotadas. "Estamos no pé da montanha. Como o vírus tem 14 dias, o que fizemos 14 dias atrás é o que reflete", completou ele, numa referência ao período máximo de incubação do novo coronavírus.

Minas

Conforme balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde na tarde dessa quinta-feira (19), Minas Gerais tem 29 casos confirmados. Outros 2140 ainda são investigados. Foram notificados 18 casos na capital mineira. No entanto, um médico que trabalha na linha de frente do sistema público de BH disse ao Dom Total que há subnotificação.

“Essa semana tem sido muito difícil, a cada dia novos casos estão aparecendo. Os casos são subnotificados, ou seja, o que aparece é só a ponta do iceberg.O vírus é de uma gripe, com cepas mais agressivas que estão matando. Dentro de uma semana cerca de 20% dos casos notificados serão graves”, alerta.


Dom com agências Estado



Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!