ESDHC

25/03/2020 | domtotal.com

Programa CENPRE garante continuidade das aulas na Dom Helder e EMGE

Instituições reforçam o compromisso com a excelência e fortalecem ações de corresponsabilidade social, uma das metas da Pedagogia Inaciana

Aulas e estudos prosseguem nas plataformas digitais
Aulas e estudos prosseguem nas plataformas digitais (Pixabay)

Neste momento global de intensos esforços para evitar a disseminação da COVID-19, a Dom Helder Escola de Direito e a EMGE Escola de Engenharia lançaram, na última semana, o programa Continuidade do Ensino Presencial (CENPRE). O objetivo é garantir a qualidade do serviço educacional, preservando as especificidades da Pedagogia Inaciana no que se refere aos seus princípios, metodologia e metas. Dessa forma, o programa realiza a migração das aulas presenciais para o ambiente virtual, por meio de diferentes plataformas, e promove o ensino em tempo real, com encontros virtuais entre os alunos e professores.

Além disso, o CENPRE potencializa o desenvolvimento da Competência Digital e o uso confiante, crítico e criativo das tecnologias para atingir as metas relacionadas à aprendizagem. O programa fortalece, ainda, os quatro pilares que sustentam as diretrizes de ensino das instituições: conhecimento, competência, habilidade e atitude. “Eles são primordiais para o exercício profissional na era digital. Nosso programa promove um espaço interativo e híbrido, utilizando várias ferramentas distintas para interação entre estudantes e professores. Combina espaços diferenciados de ensino e aprendizagem (online-real) e novas possibilidades pedagógico-metodológicas de avaliação”, reforça a professora Anacélia Santos Rocha, pró-reitora de Ensino.

Pedagogia Inaciana

Para a Pedagogia Inaciana, a flexibilidade curricular e a personalização dos estudos são de fundamental importância e seguem contempladas pelo CENPRE. Da mesma forma, o Protagonismo Discente continua a exercer um papel de destaque neste novo momento. A Dom Helder e a EMGE acreditam que o estudante é o principal sujeito de seu desenvolvimento e deve adotar uma postura engajada e proativa. Para tanto, as instituições disponibilizam todos os recursos possíveis e necessários.

A Pedagogia Inaciana propõe ainda uma educação na liberdade pessoalmente responsável, com autodeterminação e autodisciplina, e uma atitude crítica e reflexiva diante dos desafios acadêmicos. Outro importante princípio é o Magis, que significa a realização do melhor possível em todas as dimensões, atividades e momentos, para si e para os demais.

Socialmente, o estudante deve demonstrar interesse e sensibilidade para com os desafios de seu tempo. Esta meta é chamada pela Pedagogia Inaciana de Corresponsabilidade, e certamente contribuirá para conter a pandemia COVID-19, um desafio que transformará nossa geração.

Funcionamento das disciplinas no CENPRE

As disciplinas manterão a mesma distribuição de pontos:

1ª Avaliação Parcial: 30 pontos.

2ª Avaliação Parcial: 30 pontos.

3ª Avaliação Final: 30 pontos.

Avaliações Múltiplas: 10 pontos conforme os critérios estipulados pelo professor da disciplina.

A aplicação da primeira Avaliação Parcial ocorrerá da seguinte forma:

  • Será seguido, na íntegra, o calendário oficial de avaliações já divulgado desde o início do semestre;
  • A avaliação será disponibilizada na plataforma Moodle, dentro do Modulo I, na mesma data e horário de início que estavam previstos no calendário (correspondentes à aula presencial em que seria aplicada) e poderá ser respondida e entregue, no prazo de 24 horas, a contar do referido horário. A entrega poderá ser feita pela plataforma ou na portaria da Escola em envelope lacrado, com identificação do estudante, curso, turma, disciplina e professor.

Plataformas

A abertura da Plataforma Moodle para os alunos ocorreu na segunda-feira (23).

Endereço: http://cenpre.domhelder.edu.br
Login: o mesmo utilizado para acesso ao Portal Acadêmico.
Senha: número do CPF (somente os números).

Caso o aluno já tenha acessado anteriormente a plataforma Moodle para disciplinas na modalidade Ensino a Distância (EaD), o acesso continua o mesmo (não foi alterado).

Além da plataforma Moodle, foi disponibilizado também o acesso ao Microsoft Teams – um canal para trabalho em equipe no Office 365. Ele permite conversas, reuniões e colaboração online, não importa o local em que estudante esteja.

Endereço: https://teams.microsoft.com/start ou http://office365.com
Login: [USUARIO]@academico.domhelder.edu.br (o mesmo usuário utilizado para acesso aos computadores da escola).
Senha: a mesma senha utilizada nos computadores da escola.

Por que adotamos o programa CENPRE?

Atualmente, existem mais de 300 milhões de estudantes fora das salas de aulas presenciais em todo o mundo. Isso levou as instituições educacionais a mudarem seu modo presencial para online. A Universidade da Pennsylvania, parceira da Dom Helder para a realização de intercâmbios, e a Universidade de Harvard, por exemplo, redesenharam as estruturas de ensino-aprendizagem.

No âmbito nacional, percebe-se um esforço, por parte de todos, para adaptar-se às circunstâncias. Além disso, a diminuição da circulação e reunião de pessoas é uma exigência legal, prevista pelo Decreto nº 17.297 de 17 de março de 2020, do prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil. Mais diretiva ainda é a Portaria nº 343, do Ministério da Educação (MEC), de 17 de março de 2020, que “dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus”.

“Estamos juntos! Temos orgulho de ser Dom Helder e EMGE! E convidamos a comunidade acadêmica a estar unida, mais do que nunca, para que possamos, com corresponsabilidade social e criatividade, adotarmos o CENPRE como ferramenta eficaz. Atravessaremos o desafio da COVID-19 juntos”, afirma o professor Franclim Brito, reitor da EMGE Escola de Engenharia.

Contamos com o empenho de todos, com ânimo e generosidade, para somarmos forças no combate a esta ameaça. Venceremos!

Dúvidas e informações:

cenpre@domhelder.edu.br
cenpre@emge.edu.br


Necom Dom Helder e EMGE

EMGE

*O DomTotal é mantido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE). Engenharia Civil conceito máximo no MEC.
Saiba mais!