Mundo

01/04/2020 | domtotal.com

Espanha registra novo recorde diário, com 864 mortes em 24h

País chega no total de quase 10 mil mortes e fica atrás apenas da Itália em números de óbitos no mundo

Soldado da Unidade Militar de Emergências (UME) desinfecta lar para idosos em Madri, em 1o de abril de 2020
Soldado da Unidade Militar de Emergências (UME) desinfecta lar para idosos em Madri, em 1o de abril de 2020 (AFP)

A Espanha registrou um novo recorde diário de mortes por coronavírus com 864 falecimentos nas últimas 24 horas, o que eleva o total de vítimas fatais para 9.053 no país - aponta o balanço anunciado nesta quarta-feira (1) pelo Ministério da Saúde. Segundo país com mais mortes provocadas pela COVID-19, atrás apenas da Itália, a Espanha superou a barreira dos 100 mil casos notificados desde o início da epidemia, informou o Ministério.

Em termos percentuais, que as autoridades espanholas estabelecem como um indicador de que a epidemia se estabiliza, o crescimento da mortalidade mantém sua paulatina desaceleração. Nas últimas 24 horas, alcançou 10,6%, contra os 27% registrados há uma semana.

Os casos notificados também mostraram uma desaceleração em termos percentuais, subindo 8,2% por dia, contra os 20% de uma semana atrás. Os pacientes recuperados chegam a 22.647, ou 20% do total dos casos confirmados, ainda conforme os números do Ministério da Saúde.

Madri se mantém como a região da Espanha mais afetada pela epidemia, com pouco mais de 40% dos casos. Na Catalunha (nordeste), a doença segue em expansão, e a região registra mais pacientes em cuidado intensivo do que a capital.

Os quase 47 milhões de espanhóis se mantêm confinados desde 14 de março. Desde a última segunda-feira, o governo determinou a paralisação, por duas semanas, de todas as atividades econômicas "não essenciais", para frear o contágio e evitar saturar os hospitais. Muitos já operam no limite nas zonas mais atingidas.


AFP



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!