Meio Ambiente

01/04/2020 | domtotal.com

ICMBio avalia estado de conservação de borboletas

Entidade convoca pesquisadores e especialistas para consulta pública do estado de conservação dos insetos

Borboletas são um dos grupos importantes de insetos dentro do processo de avaliação
Borboletas são um dos grupos importantes de insetos dentro do processo de avaliação (Vincent van Zalinge/ Unsplash)

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), através do Centro Nacional de Avaliação da Biodiversidade e de Pesquisa e Conservação do Cerrado (CBC), promove mais uma consulta pública ampla para avaliação do estado de conservação de borboletas (Lepidoptera, Papilionoidea).

Pesquisadores, especialistas e a comunidade interessada em revisar as informações e enviar suas contribuições acessando e registrando-se na página do ICMBio. O prazo para contribuições encerra em 15 de maio.

Após a consulta pública, haverá uma oficina com a presença de especialistas em taxonomia, ecologia e biogeografia de borboletas para a avaliação do risco de extinção, com critérios internacionais adotados pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).

A Avaliação do Estado de Conservação da Fauna Brasileira é conduzida pelo ICMBio e seus resultados subsidiam, além da atualização da Lista Nacional de Espécies Ameaçadas de Extinção, os Planos de Redução de Impactos (PRIM) e os Planos de Ação Nacional para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção (PAN).

Borboletas são um dos grupos importantes de insetos dentro do processo de avaliação, contando com vários táxons emblemáticos em toda extensão territorial do país. O coordenador do CBC, Rodrigo Jorge, afirma que a avaliação se dá graças à profícua parceria de muitos anos entre o ICMBio e a comunidade cientifica brasileira.



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.
EMGE

*O DomTotal é mantido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE). Engenharia Civil conceito máximo no MEC.
Saiba mais!