Mundo

03/04/2020 | domtotal.com

Com falta de sangue, EUA reduz restrições a doadores gays

Período de proibição para doações de pessoas que fizeram tatuagem também diminui

Estados Unidos relaxaram nesta quinta-feira as regras que impedem muitos gays de doar sangue
Estados Unidos relaxaram nesta quinta-feira as regras que impedem muitos gays de doar sangue (AFP/Arquivos)

Os Estados Unidos facilitaram sua política de doação de sangue de homens gays e bissexuais na quinta-feira (02), em um esforço para combater a grave escassez de doações devido ao surto da Covid-19. Desde 2015, homens que fizeram sexo com outros homens nos últimos 12 meses não eram autorizados a doar sangue.

Anteriormente, a proibição era vitalícia. O período foi reduzido para três meses, anunciou a Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês). "A pandemia da Covid-19 causou desafios sem precedentes ao suprimento de sangue dos Estados Unidos", indica o comunicado.

"Os centros de doação sofreram uma redução drástica nas doações devido à implementação do distanciamento social e ao cancelamento das transfusões de sangue". O FDA disse que pesquisas recentes provam que as regras "podem ser modificadas sem comprometer a segurança do suprimento de sangue".

O anúncio ocorreu após uma longa campanha de grupos de direitos LGBT + e de alguns legisladores dos EUA por paridade com heterossexuais em relação a doações de sangue.

A regra de três meses também se aplica a mulheres que fizeram sexo com homens gays ou bissexuais, bem como a pessoas que fizeram uma tatuagem ou piercing e a quem viajou para um país onde o risco de malária é alto.

Quase 2, 7 mil unidades de sangue da Cruz Vermelha foram fechadas nos Estados Unidos devido a preocupações com a aglomeração de pessoas em locais de trabalho, campus universitários e escolas durante o surto de coronavírus.



Receba notícias do DomTotal em seu WhatsApp. Entre agora!

Assine nossa newsletter e fique por dentro do que acontece no Brasil e no mundo com reportagens e análises. Cadastre-se !


AFP



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.
EMGE

*O DomTotal é mantido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE). Engenharia Civil conceito máximo no MEC.
Saiba mais!