Brasil Política

07/04/2020 | domtotal.com

Confira as indiretas de Mandetta a Bolsonaro após escapar da demissão

Em discurso repleto de referências, Mandetta citou artistas sertanejos, remédio para gado e lembrou do 'mito da caverna' de Platão

"Vamos tocar em frente, como um velho boiadeiro tocando a boiada, estrada eu sou", disse Mandetta (Adriano Machado/Reuters e Marcelo Casal/ABr)

Respaldado pelo congresso, judiciário e organizações médicas, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS),  ganhou sobrevida na pasta após ter sido ameaçado de demissão por Jair Bolsonaro (sem partido). O presidente queria exonerar Mandetta, a despeito do trabalho desempenhado no combate ao coronavírus após ficar incomodado com o destaque que o subalterno vem ganhando.

Confirmado no cargo, Mandetta concedeu um pronunciamento de quase 20 minutos na noite dessa segunda-feira. "Eu não vou abandonar (o cargo), agora as condições de trabalho dos médicos precisam ser para todos. A única coisa que pedimos é o melhor ambiente para trabalhar", destacou. Apesar de não ter citado nominalmente o próprio chefe, o ministro deu várias opiniões consideradas como ‘indiretas’ a Bolsonaro.

Confira as indiretas de Mandetta:

  • Disse que fica no ministério
  • Revelou que relaxa lendo "O Mito da Caverna"
  • Defendeu governadores e isolamento social
  • Citou ivomec (remédio para gado)
  • Mandou parabéns para Jorge & Mateus e Xandy Avião
  • Disse que já tinham limpado as gavetas dele
  • Afirmou que a equipe estava pronta pra bater panela
  • Revelou que foi chamado numa sala para liberar hicroxicloroquina via decreto 
  • Terminou citando Almir Sater e disse que ‘vai seguir tocando a boiada’

Segundo interlocutores, a ala militar do governo foi a responsável por brecar a decisão de Bolsonaro, que iria indicar o deputado Osmar Terra para ocupar a pasta. Além do ciúme, Bolsonaro não concorda com as medidas de isolamento social e deseja implantar uma quarentena vertical para preservar empregos, mesmo sem embasamento científico.

Leia também:

O presidente não falou publicamente após a reunião. A permanência do ministro, ao menos por ora, está assegurada, apesar de Bolsonaro ter dito na semana passada que Mandetta extrapolou e que faltava humildade ao então auxiliar. No domingo, sem citar nomes, disse que alguns de seus ministros estão "se achando", viraram estrelas e que "a hora deles vai chegar", pois não tem medo de usar sua caneta.

Internautas que viram indiretas na fala de Mandetta foram às redes sociais para ironizar as referências citadas pelo ministro. Vários dos tópicos ficaram entre os mais lidos no Twitter, com os tradicionais memes e vídeos de humor.

Confira algumas manifestações:








Redação Dom Total



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.
EMGE

*O DomTotal é mantido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE). Engenharia Civil conceito máximo no MEC.
Saiba mais!