Mineiro de Campo Belo, Evaldo Ferreira Vilela diz ser uma honra muito grande ser indicado para presidência do CNPq
O governo federal exonerou o pesquisador em Engenharia Aeroespacial e Aeronáutica João Luiz Filgueiras de Azevedo do cargo de presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e nomeou para o lugar dele o agrônomo e também pesquisador Evaldo Ferreira Vilela, conforme portarias publicadas no Diário Oficial da União (DOU). Azevedo estava à frente do CNPq desde fevereiro do ano passado. O órgão faz parte da estrutura do ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, comandado pelo ministro por Marcos Pontes.
“Para um pesquisador, como eu, ser indicado para a presidência do CNPq é uma honra grande. Na ciência, não se trabalha por dinheiro, mas sim pela colaboração coletiva, pelo prestígio, pela crença de que a ciência é fundamental para o desenvolvimento da sociedade. É uma militância apaixonada. Vou com a proposta de agregar a comunidade científica e lutar para o entendimento sobre a importância da ciência”.
Quando esteve na Escola de Direito Dom Helder, na abertura da IV Mostra Científica, sobre a pesquisa, disse Evaldo Vilela:
“A Dom Helder Escola de Direito é a prova de que o Brasil pode dar certo, muito certo. O país tem muito potencial, vocês nos mostram isso. Se o Brasil fosse organizado como a Dom Helder é, tivesse a gestão que a Dom Helder tem, seríamos outro país. Esse compromisso e atitude são muito importantes, são os elementos que faltam. Por isso é uma grande satisfação estar aqui, em uma Escola que cuida muito bem da formação dos seus alunos e contribui para o avanço da ciência”.
Sobre a FAPEMIG, Vilela diz que, mesmo à distância, continuará a cuidar da agência mineira. “A FAPEMIG ainda tem muitos desafios pela frente, mas tenho certeza de que o governo, o Conselho Curador da instituição e a equipe de colaboradores escolherão a melhor estratégia para preservar sua atuação e recuperar sua importância no cenário estadual e nacional”. O diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Sérgio Lacerda Beirão, assumirá, interinamente, a presidência da FAPEMIG.
Evaldo Ferreira Vilela
Formado em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa. É Mestre em Entomologia pela USP e PhD em Ecologia pela Universidade de Southampton, Inglaterra. Realizou pós-doutoramentos nas Universidades: da Califórnia-Berkeley (EUA), de Nuremberg-Erlangen (Alemanha) e Tsukuba, Japão. É Pesquisador 1A do CNPq, com mais de cem artigos científicos referenciados e 40 mestres e doutores orientados.
Foi presidente da Sociedade Entomológica do Brasil e da Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Foi membro da CTNBio/MCTI. Atua em Comitês de Assessoramento do CNPq, CAPES e FINEP e é membro do Fundo Setorial do Agronegócio – CTAgro/MCTI. Membro da SBPC, do Programa de Empreendedorismo SEED, do Governo de Minas e do Conselho Científico do UNESCO-HIDROEX Centro de Excelência em Águas.
Foi Diretor da Fundação Arthur Bernardes de Apoio à UFV (1994 a 1999) e Reitor da UFV (2000–2004). Integra o Programa de Pós-Graduação em Entomologia da UFV e é coordenador do projeto INOVADEFESA, financiado pelo CNPq e MCTI, bem como do projeto INOVAMINAS, financiado pela FINEP. Integra o programa DataViva, do Governo de Minas Gerais com o Media Lab MIT. Foi Secretário Adjunto de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (2007 – 2014) e Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG (março a dezembro de 2014).
Agência Estado
Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?
DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.
Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).