Ciência e Tecnologia

17/04/2020 | domtotal.com

Governo Federal nomeia presidente da Fapemig como novo comandante do CNPq

Mineiro de Campo Belo, Evaldo Ferreira Vilela diz ser uma honra muito grande ser indicado para presidência do CNPq

O recém-nomeado presidente do CNPq (à direita), ao lado do reitor e pró-reitora de Pesquisa da Escola de Direito Dom Helder
O recém-nomeado presidente do CNPq (à direita), ao lado do reitor e pró-reitora de Pesquisa da Escola de Direito Dom Helder Foto (Patrícia Azevedo/Dom Total)

O governo federal exonerou o pesquisador em Engenharia Aeroespacial e Aeronáutica João Luiz Filgueiras de Azevedo do cargo de presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e nomeou para o lugar dele o agrônomo e também pesquisador Evaldo Ferreira Vilela, conforme portarias publicadas no Diário Oficial da União (DOU). Azevedo estava à frente do CNPq desde fevereiro do ano passado. O órgão faz parte da estrutura do ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, comandado pelo ministro por Marcos Pontes.

“Para um pesquisador, como eu, ser indicado para a presidência do CNPq é uma honra grande. Na ciência, não se trabalha por dinheiro, mas sim pela colaboração coletiva, pelo prestígio, pela crença de que a ciência é fundamental para o desenvolvimento da sociedade. É uma militância apaixonada. Vou com a proposta de agregar a comunidade científica e lutar para o entendimento sobre a importância da ciência”.

Quando esteve na Escola de Direito Dom Helder, na abertura da IV Mostra Científica, sobre a pesquisa, disse Evaldo Vilela:

A Dom Helder Escola de Direito é a prova de que o Brasil pode dar certo, muito certo. O país tem muito potencial, vocês nos mostram isso. Se o Brasil fosse organizado como a Dom Helder é, tivesse a gestão que a Dom Helder tem, seríamos outro país. Esse compromisso e atitude são muito importantes, são os elementos que faltam. Por isso é uma grande satisfação estar aqui, em uma Escola que cuida muito bem da formação dos seus alunos e contribui para o avanço da ciência”.

Sobre a FAPEMIG, Vilela diz que, mesmo à distância, continuará a cuidar da agência mineira. “A FAPEMIG ainda tem muitos desafios pela frente, mas tenho certeza de que o governo, o Conselho Curador da instituição e a equipe de colaboradores escolherão a melhor estratégia para preservar sua atuação e recuperar sua importância no cenário estadual e nacional”. O diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Sérgio Lacerda Beirão, assumirá, interinamente, a presidência da FAPEMIG.

Evaldo Ferreira Vilela

Formado em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa. É Mestre em Entomologia pela USP e PhD em Ecologia pela Universidade de Southampton, Inglaterra. Realizou pós-doutoramentos nas Universidades: da Califórnia-Berkeley (EUA), de Nuremberg-Erlangen (Alemanha) e Tsukuba, Japão. É Pesquisador 1A do CNPq, com mais de cem artigos científicos referenciados e 40 mestres e doutores orientados.

Foi presidente da Sociedade Entomológica do Brasil e da Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Foi membro da CTNBio/MCTI. Atua em Comitês de Assessoramento do CNPq, CAPES e FINEP e é membro do Fundo Setorial do Agronegócio – CTAgro/MCTI. Membro da SBPC, do Programa de Empreendedorismo SEED, do Governo de Minas e do Conselho Científico do UNESCO-HIDROEX Centro de Excelência em Águas.

Foi Diretor da Fundação Arthur Bernardes de Apoio à UFV (1994 a 1999) e Reitor da UFV (2000–2004). Integra o Programa de Pós-Graduação em Entomologia da UFV e é coordenador do projeto INOVADEFESA, financiado pelo CNPq e MCTI, bem como do projeto INOVAMINAS, financiado pela FINEP. Integra o programa DataViva, do Governo de Minas Gerais com o Media Lab MIT. Foi Secretário Adjunto de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (2007 – 2014) e Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG (março a dezembro de 2014).


Agência Estado



Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!



Outras Notícias

Não há outras notícias com as tags relacionadas.