Religião

28/04/2020 | domtotal.com

Católicos e muçulmanos unem-se para ajudar desfavorecidos durante Ramadã

Jesuíta explica que cooperação já acontece quando ocorrem desastres naturais

Indonesio protegido por máscara em Jacarta
Indonesio protegido por máscara em Jacarta (Reuters/ Willy Kurniawan)

Na Indonésia, cristãos e muçulmanos estão unindo esforços para ajudar os mais pobres durante o Ramadã, mês sagrado do calendário islâmico, que se iniciou em 24 de abril. Voluntários da Nahdlatul Ulama (NU), a maior organização islâmica moderada do país, e do instituto católico Daya Dharma, em Jacarta, distribuirão diariamente, até 25 de maio, cerca de 300 refeições a famílias carentes.

“No que diz respeito à humanidade, temos a mesma visão, um só coração e uma só mente”, afirmou o padre jesuíta Christopher Kristiono Puspo, diretor do instituto Daya Dharma. “Agora que os muçulmanos entram no seu mês sagrado, queremos ser solidários com eles e enfrentar juntos a pandemia de Covid-19″.

Esta não é a primeira vez que as duas instituições trabalham juntas. “Nós e a Nahdlatul Ulama somos amigos. Sempre que há desastres naturais, trabalhamos juntos para levar ajuda de emergência”, recordou o responsável do instituto católico, que anunciou já ter previstas ações em colaboração com outras organizações islâmicas para levar ajuda aos mais afetados pela crise, em especial desempregados, idosos, e pessoas com deficiência.

Documento de Abu Dhabi

O Instituto Daya Dharma também irá trabalhar com outras organizações islâmicas na distribuição das ajudas. Para padre Antonius Benny Susetyo, essas iniciativas são uma contribuição concreta para a "verdadeira fraternidade" entre os crentes, invocada no Documento de Abu Dhabi assinado em 4 de fevereiro de 2019 pelo papa Francisco e pelo grão Imame de Al-Azhar, Ahmed At-Tayyeb. “Francisco pediu aos católicos para contribuírem ativamente para implementar aquela declaração", recorda o sacerdote.


Receba notícias do DomTotal em seu WhatsApp. Entre agora:
https://chat.whatsapp.com/IZ0DnZ5EcYe3hYzIcuFYBk


Vatican News/ Sete Margens



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!



Outras Notícias