Cultura

18/05/2020 | domtotal.com

Faíscas que já não tenho

Crianças de hoje, me queiram bem porque eu vivi e vivo

Hei de contemplar novas paisagens, assar novos pães, olhar boas coxas, cobiçar a mulher do próximo
Hei de contemplar novas paisagens, assar novos pães, olhar boas coxas, cobiçar a mulher do próximo (Unsplash/ Kate Remmer)

Ricardo Soares*

Crianças de hoje me queiram bem porque ainda vou viver muitos anos. E hei de contemplar novas paisagens, assar novos pães, olhar boas coxas, cobiçar a mulher do próximo. Crianças de hoje, dos dias de pandemia, me queiram bem porque hei de viver muitos anos ainda visto que uso pouco açúcar e goiabada para a minha diabetes  e tento não salgar com  lágrimas inúteis os meus caminhos crônicos. E puxo o ar pra sentir meus plenos pulmões, aspirar lavandas e acácias ,escorregar meus dedos em pecados esguios.

Crianças de hoje me queiram bem porque decorei poucos versos, comprei poucas rosas mas adotei vários cães negros e sem raça para comigo atravessarem o caminho. E dei de comer a passarinhos, a teiús, a maritacas. Crianças do meu tempo me queiram bem porque as verei ainda entrando e saindo da praia, escorregando na areia, coçando os olhos com o sal do mar. E verei os carrinhos de sorvete e de milho verde  e as cervejas geladas e as cadeiras sem dono se espreguiçando sozinhas num fim de tarde de verão.

E, lógico, verei o pôr de sol do mirante, o brilho no olhar dos enamorados, todos eles imersos em faíscas que já não tenho. Crianças do meu tempo me queiram bem porque não tive morte precoce mas confesso que a velhice não me faz bem. Quero mais ventiladores de teto, pipoca com pimenta, balas de alcaçuz que lembram minha mãe. Crianças de hoje me queiram bem porque eu vim de ontem, de outra era, em outro tempo e outro espaço, mas me sinto tão infantil a inaugurar a descoberta do mundo. Assim não as invejo porque através de vocês eu me renovo, me amplio, não me solidifico, mas fico grato se por um momento que for vocês me leiam e me queiram bem.



Receba notícias do DomTotal em seu WhatsApp. Entre agora:
https://chat.whatsapp.com/GuYloPXyzPk0X1WODbGtZU

*Ricardo Soares é escritor, diretor de tv, roteirista e jornalista. Publicou 8 livros, dirigiu 12 documentários.



Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.
EMGE

*O DomTotal é mantido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE). Engenharia Civil conceito máximo no MEC.
Saiba mais!