Religião

19/05/2020 | domtotal.com

Presidente da CNBB enfatiza a importância da ecologia integral da Laudato Si' em vídeo

Comemorações marcam os 5 anos do documento pela 'casa comum'

No texto da Laudato Si, Francisco faz um diagnóstico dos males do planeta
No texto da Laudato Si, Francisco faz um diagnóstico dos males do planeta (Dhruva Reddy/ Unsplash)

Neste mês de maio a encíclica Laudato Si', sobre o cuidado com a casa comum, do papa Francisco, completa cinco anos. No Brasil e no mundo, diversas iniciativas estão sendo realizadas, desde o dia 16, em celebração pelo aniversário do documento que convida a refletir sobre o futuro do planeta. As comemorações se estendem até o dia 24. Por isso, o presidente da CNBB enviou uma mensagem ressaltando a importância do documento.

A encíclica

Encíclica é uma carta enviada pelo papa a todos os bispos da Igreja Católica no mundo sobre um determinado assunto que deseja a atenção. A Laudato Si’ (Louvado seja) é a primeira produzida integralmente pelo papa Francisco e que neste mês de maio completa cinco anos de publicação, mostra a preocupação do pontífice com o meio ambiente. O título foi inspirado no Cântico das criaturas, de São Francisco de Assis, conhecido mundialmente pelo amor aos animais e a natureza.

No texto, Francisco faz um diagnóstico dos males do planeta: poluição, mudanças climáticas, desaparecimento da biodiversidade. Na encíclica, o pontífice pede ainda investimento na formação para uma ecologia integral e reitera que o cuidado começa nos pequenos gestos, como por exemplo, nos atos de não desperdiçar água e alimento. Em vídeo, dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), ressaltou que o documento se trata de uma profética convocação para que a humanidade siga na direção de uma “ecologia integral”.

“Isso significa compreender a interdependência existente entre todos os seres vivos do planeta, é dever cristão buscar novos hábitos e modelos econômicos capazes de conciliar o consumo e o progresso com a preservação dos recursos naturais. A preservação da vida exige que todos sigam juntos na busca pela ecologia integral”, afirmou dom Walmor.

A Laudato si' é dividida em seis capítulos, seguidos de duas orações escritas pelo próprio papa (uma delas intitulada Oração pela nossa Terra). No primeiro capítulo, ele faz um apanhado geral sobre “o que está acontecendo com a nossa casa”, resumindo as aflições ambientais do mundo amparado na ciência.

No segundo, O Evangelho da Criação, traça argumentação teológica sobre as ligações entre ser humano e natureza. No terceiro, aborda as raízes humanas da crise ecológica; no quarto, discorre sobre sua “Ecologia Integral”. No quinto, apresenta seu chamado à ação, inclusive política, no âmbito internacional, mas também no dos governos locais. No sexto, trata de educação, cultura e “espiritualidade ecológica”.

Celebrações

Entre os dias 16 e 25 de maio, a Comissão Episcopal Pastoral Especial para Ecologia Integral e Mineração da CNBB promove a ‘Semana Laudato Si’, 5 anos: Ecologia Integral e Mineração’. É possível acompanhar as ações pela página da CNBB no Facebooke YouTube. Durante esses dias, a comissão realiza debates temáticos diários sobre a encíclica com representantes da comissão, professores e pesquisadores, membros do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Comissão Pastoral da Terra (CPT) e da Comissão Pastoral da Pesca (CPP). Saiba mais (aqui)!

A Comissão Episcopal Especial para a Amazônia da CNBB e a Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam-Brasil) estão organizando uma programação para ajudar as comunidades a viverem esse momento. Roteiros celebrativos e de reflexão, materiais para as redes sociais e podcasts com temas da encíclica estão sendo preparados e serão disponibilizados no site e mídias da Repam-Brasil. Confira (aqui)!

Atendendo ao convite do papa Francisco para participar da Semana Laudato Si’, a Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB apresenta nas redes sociais testemunhos e reflexões para quem quiser conhecer melhor e vivenciar o cuidado com a Casa Comum. Saiba mais (aqui)!



Receba notícias do DomTotal em seu WhatsApp. Entre agora:
https://chat.whatsapp.com/GuYloPXyzPk0X1WODbGtZU


CNBB/ Dom Total



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!