Mundo

21/05/2020 | domtotal.com

Para proteger indígenas amazônicos, Colômbia e Peru criam comitê Covid-19

Plano visa a impedir a propagação do vírus nas áreas de floresta na fronteira

Foto divulgada por membros da Federação Nativa do Rio Madre de Dios (FENEMAD) mostra indígenas das etnias Shipibo e Ese'Ejja com máscaras feitas de folhas erguendo o punho para protestar contra a falta de apoio do governo na pandemia do novo coronavírus em Madre de Dios, Peru, sul da bacia amazônica, 13 de abril de 2020
Foto divulgada por membros da Federação Nativa do Rio Madre de Dios (FENEMAD) mostra indígenas das etnias Shipibo e Ese'Ejja com máscaras feitas de folhas erguendo o punho para protestar contra a falta de apoio do governo na pandemia do novo coronavírus em Madre de Dios, Peru, sul da bacia amazônica, 13 de abril de 2020 (Native Federation of the Madre de Dios River/AFP)

Os governos da Colômbia e do Peru instalaram um comitê de parceria entre os dois países com objetivo de proteger da Covid-19 as populações indígenas que vivem na região amazônica onde esses países compartilham a fronteira, informou nesta quarta-feira (20) o Ministério das Relações Exteriores do Peru.

Ambos os países "instalaram o Comitê Binacional Covid-19" por meio de uma videoconferência entre representantes de seus ministérios da Saúde, após decidirem criá-lo em 14 de maio.

O novo comitê será formado por funcionários dos ministérios da Saúde, Relações Exteriores, Defesa e Interior de cada país, e ficará encarregado de "preparar um Plano de Ação Integral para o bem das nossas populações fronteiriças", ressaltou o Ministério das Relações Exteriores.

O plano visa a impedir a propagação da Covid-19 nas áreas de floresta na fronteira. A região amazônica existente nesses países está, assim como a capital do Peru, Lima, entre os locais mais afetados pelo novo coronavírus.

Por causa da pandemia, a Colômbia decidiu aumentar a presença dos militares na fronteira amazônica que compartilha com o Brasil e o Peru.

A decisão de formar o comitê Covid-19 foi adotada em uma reunião do Mecanismo de Consulta e Coordenação Binacional, criado em 2007 com o intuito de tratar das questões que afetem os dois países.


AFP/Dom Total



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.
EMGE

*O DomTotal é mantido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE). Engenharia Civil conceito máximo no MEC.
Saiba mais!