Brasil

22/05/2020 | domtotal.com

Padre distribui máscaras em favela de Manaus atingida pelo coronavírus

Religioso tenta proteger manauaras vivendo em barracos na encosta de morro ou em palafitas sobre rio cheio de lixo e esgoto

Padre Alfredo Viana Avelar durante entrega de máscara em favela de Educandos, em Manaus 19/05/2020
Padre Alfredo Viana Avelar durante entrega de máscara em favela de Educandos, em Manaus 19/05/2020 (Reuters/ Bruno Kelly)

Com o rápido avanço do coronavírus nas partes mais pobres de Manaus, um padre da capital do Amazonas começou a fazer máscaras na igreja e a distribuí-las em comunidades atingidas pela Covid-19.

O padre Alfredo Avelar, redentorista, está distribuindo as máscaras de porta em porta na favela de Educandos, onde moram cerca de 16 mil pessoas ao lado de um rio repleto de lixo e água de esgoto, muitas delas sobre palafitas.

"A situação é muito delicada. Tem pessoas morrendo em casa por falta de leitos hospitalares", disse o religioso, de 33 anos, em sua igreja na paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

A rede hospitalar de Manaus não tem mais unidades de tratamento intensivo, e o aumento das mortes forçou o cemitério durante a pandemia de coronavírus municipal a recorrer a valas coletivas.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, Manaus tem mais de 11.600 casos confirmados de Covid-19 e mais de 1.000 óbitos devido à doença.

Mais de 50% dos habitantes da cidade vivem em moradias inadequadas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A maioria das casas de Educandos, comunidade construída a cerca de 1 quilômetro do centro de Manaus às margens de um afluente poluído do Rio Negro, não tem saneamento básico.

O padre e os voluntários da igreja percorrem as vielas estreitas de tábuas de madeira entregando máscaras ou entregando-as nas aberturas de portas para casais idosos confinados.

Algumas das peças de tecido azul e branco têm a imagem da Virgem Maria estampada.

"Decidi ficar em casa porque fiquei com medo de os meus filhos serem infectados", disse a manicure Juliane Silva, que usava uma máscara feita pela igreja.


Reuters



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.
EMGE

*O DomTotal é mantido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE). Engenharia Civil conceito máximo no MEC.
Saiba mais!