Brasil Educação

21/05/2020 | domtotal.com

Zema recua e diz e prevê volta das aulas presenciais no segundo semestre

Após após dizer que esperava retorno só em 2021, governador de Minas muda de posição

Zema voltou a abordar possível retorno das aulas presenciais
Zema voltou a abordar possível retorno das aulas presenciais (Gil Leonardi / Imprensa MG)

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), disse nesta quinta-feira (21), em entrevista à rádio Jovem Pan, que espera o retorno das aulas presenciais em Minas no segundo semestre deste ano. A posição ocorre um dia depois de o governador dizer que a volta às aulas dificilmente ocorreriam em 2020. A declaração provocou reação imediata do sindicato das escolas particulares e da direção da Dom Helder Escola de Direito e da Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE).

Leia também:

“Ontem, eu dei uma entrevista para a Rádio Itatiaia e num comentário despretensioso eu falei que não havia nenhuma previsão concreta de retorno às aulas. Não sei se daqui um mês, ou ano que vem. Mas acabou que só noticiaram que seria ano que vem. O que não procede. A minha projeção, hoje, de acordo com a situação do estado, é que no segundo semestre as aulas retornarão”, disse o governador à rádio Jovem Pan.

Ainda na quarta-feira (21), os reitores Paulo Umberto Stumpf (Dom Helder) e Franclim Sobral de Brito (EMGE) classificaram a declaração do governador como infeliz e destacaram as medidas tomadas pelas instituições para garantir o retorno das aulas presenciais com segurança.

"Estas instituições de ensino superior já estão tomando todas as medidas preventivas para um retorno às aulas presenciais em breve, por exemplo: garantir o distanciamento de, no mínimo, um metro e meio entre as pessoas em todas as atividades e locais; aparelhos de termômetro a laser no ingresso; higienização de todos os instrumentos técnicos, teclados, computadores, instrumentos laboratoriais, elevadores, maçanetas, corrimões, carteiras, cadeiras etc. Também, estarão disponibilizando máscaras de proteção facial para todos (estudantes, técnicos administrativos e docentes) e álcool em gel em todos os espaços acadêmicos. Além disso, a Unidade III, um espaço ecológico e a céu aberto, em meio à natureza, já está preparado para atividades acadêmicas, esportivas e de lazer fraterno. Igualmente, haverá avisos instrutivos e de limitação de aglomeração em todos os locais coletivos. Algumas medidas de procedimento prático, de um responsabilidade  pessoal e de coletividade serão divulgados na véspera do retorno. Assim, a Dom Helder e EMGE, em compromisso com a qualidade do ensino e responsabilidade com a saúde e segurança de todos, têm a convicção de fazer o melhor para todos", diz nota conjunta.

Já o Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinep-MG) classificou a fala do governador como precipitada. Apesar das atividades presenciais de educação escolar estarem suspensas por tempo indeterminado, o Sinep esclarece que, em nenhum momento, foi ventilada a hipótese do retorno presencial das aulas apenas no ano de 2021, como sinalizou o governador Romeu Zema, em entrevista à rádio Itatiaia.


Rômulo Ávila/Dom Total



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!