Mundo

22/05/2020 | domtotal.com

Com Brasil no topo, América do Sul é novo epicentro de Covid-19, aponta OMS

Organização voltou a desaconselhar o uso da cloroquina no tratamento da doença

Brasil é o país com mais casos na América do Sul
Brasil é o país com mais casos na América do Sul (Alex Ribeiro/Ag.Pará)

O diretor do programa de emergências da Organização Mundial da Saúde (OMS), Michael Ryan, classificou a América do Sul como “um novo epicentro” da pandemia de Covid-19. Ryan destacou que o Brasil é o local mais afetado da região, e alertou para a situação no Amazonas, que registra uma das maiores taxas de incidência do país.

O estado possui 612 infectados a cada 100 mil habitantes, número inferior apenas ao do Amapá (613,4), segundo atualização mais recente do Ministério da Saúde, nesta quinta-feira (21). A taxa de incidência nacional da Covid-19 é de 147,6.

O Brasil atingiu, nessa quinta-feira (21), a marca de mais de 310 mil casos confirmados de coronavírus, sendo mais de 100 mil novas infecções em apenas uma semana. Foram 18.508 novos casos nas últimas 24 horas, elevando o total para 310.087. O número total de óbitos chegou a 20.047.

Além de chamar a atenção para os casos no Brasil, o diretor voltou a desaconselhar o uso da cloroquina no tratamento de pacientes do novo coronavírus. 

“Sabemos que o governo aprovou o uso da cloroquina para um uso mais abrangente, mas, de acordo com as revisões sistemáticas da OMS, as evidências clínicas não apoiam o uso para tratamento da covid-19. Não antes que tenhamos resultados dos estudos em andamento”, disse.

Diretora técnica da entidade, Maria Van Kerkhove acrescentou que é necessário proteger a população vulnerável. "Há uma desproporção no risco. Todos os países têm suas populações vulneráveis, e estamos vendo maior impacto nesse grupo. Isso tem a ver com as condições de base. Precisamos trabalhar para garantir que as pessoas tenham acesso à saúde, aos testes e à informação, para impedir um maior número de infecções e de mortes".


Agência Estado/DomTotal



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!