Brasil Cidades

25/05/2020 | domtotal.com

Retorno do comércio em Belo Horizonte terá quase 10 mil lojas abertas

Reabertura gradual acontece dois meses após fechamento em razão da pandemia

A Secretaria Municipal de Saúde alerta que a flexibilização pode ser revogada caso seja necessário. Por isso, a orientação é que, quem puder, continue em casa
A Secretaria Municipal de Saúde alerta que a flexibilização pode ser revogada caso seja necessário. Por isso, a orientação é que, quem puder, continue em casa (Adão de Souza/PBH)

De acordo com o site da Prefeitura de Belo Horizonte, a partir desta segunda-feira (25) 9.729 estabelecimentos comerciais de Belo Horizonte poderão reabrir as portas, o que significa a volta ao trabalho de cerca de 30 mil pessoas. Essa será a primeira etapa de flexibilização do isolamento social  (iniciado na capital em 20 de março) que foi anunciada pela na última sexta-feira (22). 

A medida foi tomada a partir da análise de indicadores epidemiológicos e seguindo todas as orientações do Comitê de Enfrentamento da Covid-19. As lojas terão horários diferenciados de funcionamento e deverão ter no local álcool em gel e controlar a entrada de clientes, evitando aglomerações. 

A expectativa é que na próxima sexta-feira (29) mais um grupo de lojas seja liberado para começar a funcionar no dia 1º de junho. Qualquer decisão será tomada a partir do Boletim de Monitoramento, divulgado semanalmente, sempre às sextas-feiras. O boletim mede a velocidade de transmissão (que não pode ultrapassar a marca de 1,2 para que a flexibilização seja mantida) e a taxa de ocupação de leitos de hospitais.

A Secretaria Municipal de Saúde alerta que a flexibilização pode ser revogada caso seja necessário. Por isso, a orientação é que, quem puder, continue em casa. E que aqueles que precisarem sair não deixem de adotar as medidas necessárias para conter o avanço da Covid-19 em Belo Horizonte: o uso de máscaras e álcool em gel.


PBH/Dom Total



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!