ESDHC

26/05/2020 | domtotal.com

Dom Helder recebe prêmio em simulação nos Estados Unidos

Participam da IAMOOT dezenas de equipes, de várias partes do mundo

As estudantes Ana Laura de Lima Rodrigues e Maria Fernanda Machado Bizzo, do GEDIP, atuaram como relatoras na simulação.
As estudantes Ana Laura de Lima Rodrigues e Maria Fernanda Machado Bizzo, do GEDIP, atuaram como relatoras na simulação. (GEDIP)

Em sua quarta participação, a Dom Helder foi mais uma vez premiada na Simulação de Julgamento do Sistema Interamericano de Direitos Humanos (IAMOOT), realizada anualmente na American University, em Washington DC, Estados Unidos. Desde 2017, a faculdade é representada por integrantes do Grupo de Estudos em Direito Internacional Público (GEDIP), coordenado pelo professor André de Paiva Toledo e vinculado ao Centro de Simulação e Intercâmbio (CSI).

Em 2020, fizeram parte da equipe da Dom Helder na IAMOOT os estudantes Ana Laura de Lima Rodrigues (relatora, foto), Maria Fernanda Machado Bizzo (relatora, foto), Matheus Mendonça Ribeiro Nepomuceno (suplente), Thaís Peixoto Saraiva Coimbra (suplente), Isadora Camila Freire Marques (pesquisadora), Júlia Macedo Campolina Diniz (pesquisadora), Larissa Lauane Rodrigues Vieira (pesquisadora), Lucas Tabanez Murta de Souza (pesquisador), Bernardo Costa Leal (consultor) e Juan Oliveira da Silva (consultor).

Participam da IAMOOT dezenas de equipes, vindas de várias partes do mundo, que são divididas em dois grupos. Diante de um caso hipotético, o primeiro grupo é composto pelos representantes das vítimas, enquanto o segundo é formado pelos defensores do Estado acusado de violações de direitos humanos. Em uma primeira etapa, as equipes elaboram sua manifestação escrita em memorial com até 12.000 palavras.

Em razão da pandemia de COVID-19, pela primeira vez em 25 anos, não se realizou a segunda etapa, que consiste em debates orais das equipes em audiência. A Simulação de 2020 restringiu-se à avaliação dos memoriais. Na cerimônia ocorrida na última sexta-feira, 22 de maio, transmitida pela internet, a Dom Helder foi chamada ao pódio para receber o prêmio de terceiro melhor memorial.

Ainda comemorando o quarto pódio em quatro anos, a Dom Helder já planeja sua preparação para a 26ª IAMOOT, que acontecerá entre 16 e 21 de maio de 2021. Por conta disso, o trabalho do GEDIP será retomado em breve.

Professor André de Paiva e CSI/Necom



Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!



Outras Notícias