Mundo

28/05/2020 | domtotal.com

Marcada para julho, cúpula do Brics é adiada pela Rússia devido ao coronavírus

Bloco é formado pelo Brasil, a Rússia, Índia, China e África do Sul

A reunião estava marcada para julho, em São Petersburgo
A reunião estava marcada para julho, em São Petersburgo (Brics/Divulgação)

A Rússia informou, nessa quarta-feira (27), que decidiu adiar a cúpula dos países do Brics (bloco formado pelo Brasil, a Rússia, Índia, China e África do Sul). A reunião estava marcada para julho, em São Petersburgo, mas teve de ser adiada em razão da pandemia do novo coronavírus.

A reunião dos chefes do Conselho de Estado da Organização de Cooperação de Xangai (SCO, na sigla em inglês) também foi adiada. Os eventos seriam realizados em São Petersburgo, de 21 a 23 de julho.

"As novas datas para as cúpulas serão determinadas dependendo do desenvolvimento da situação epidemiológica nos países do grupo e em todo o mundo", afirmou o comitê organizador em comunicado.

As fortes disparidades econômicas dos membros do grupo e suas profundas diferenças em torno de questões como Venezuela, ou mudança climática, testaram a relevância e a coerência do bloco.

O Brasil é o segundo país mais afetado no mundo pela pandemia em número de casos, com mais de 391 mil infecções detectadas e 24.512 óbitos. Já a Rússia registra mais de 370 mil casos e 3.968 mortes.


Agência Brasil



Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!