Brasil

01/06/2020 | domtotal.com

#ExposedBH: relatos de agressões sexuais em Belo Horizonte ganham repercussão no Twitter

Histórias contadas na hashtag são de estupros e agressões; vereador irá protocolar ofícios na Câmara para uma representação jurídica

Mulheres relatam em suas redes sociais episódios de violências que já sofreram
Mulheres relatam em suas redes sociais episódios de violências que já sofreram Foto (_Mxsh_/Unsplash)
Mulheres relatam em suas redes sociais episódios de violências que já sofreram
Mulheres relatam em suas redes sociais episódios de violências que já sofreram Foto (Kat J/ Unsplash)

Fabiana Meireles*

Durante a quarentena surgiram diversas hashtag de ''Exposed'' no Twitter, em vários estados e cidades do Brasil, contando relatos de violência sexual, psicológica e agressões. Em Minas Gerais, as cidades de Sete Lagoas e Belo Horizonte apareceram nos assuntos mais comentados do Twitter no Brasil nas últimas semanas com as hashtag ''ExposedBH'', ''ExposedBeloHorizonte'' e ''ExposedSeteLagoas''.

Em BH, os primeiros relatos começaram a surgir na quinta-feira (28) e tomaram grandes proporções. Alguns twitters chegaram a quase 4 mil curtidas, com mensagens de apoio e encorajamento para que denunciem na polícia os seus agressores. Os episódios foram relatados por textos, com prints de conversas, fotos de lesões e até divulgações dos perfis dos agressores.

Alguns dos post diziam: ''Meninas, vendo vocês tive forças. Não sei como agradecer. Essa é a história resumida do maior abuso que já sofri. #exposedbh #ExposedBeloHorizonte''.  


''hj finalmente conseguir contar a minha mãe, um dos próprios confirmou e assumiu td a ela. OS MULEQUES APAGARAM AS REDES SOCIAIS MAS TÁ AÍ FOTO DELES. ACABOU N TENHO  MEDO MAIS!!!''. Em alguns relatos as garotas também mostravam ameaças dos agressores caso expusessem a situação.

Após ver toda repercussão, o vereador de Gabriel Azevedo (Patriota) publicou nesta segunda-feira (01), em suas redes sociais, que ele mais alguns vereadores -Bella Gonçalves (PSOL), Cida Falabella (PSOL), Marilda Portela (Cidadania) e Nely Aquino (Podemos) - pretendem acionar a Camarâ Municipal de Belo Horizonte para representação júridica das denúncias.

O vereador também informou que haverá uma audiência pública, nesta segunda, sobre o aumento de agressões durante o isolamento social.





* Estagiária sob orientação do jornalista Thiago Ventura.


Redação Dom Total



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!