Meio Ambiente

02/06/2020 | domtotal.com

Governo indiano realiza evacuações na costa ocidental devido a ciclone

Cerca de 150 pacientes de Covid-19 foram retirados de hospital pré-fabricado

Pescador puxa caixas antes de uma tempestade ciclônica que pode atingir a costa norte de Maharashtra e Gujarat, na vila de pescadores Madh, na costa noroeste de Bombai, em 2 de junho de 2020
Pescador puxa caixas antes de uma tempestade ciclônica que pode atingir a costa norte de Maharashtra e Gujarat, na vila de pescadores Madh, na costa noroeste de Bombai, em 2 de junho de 2020 (AFP)

As autoridades indianas evacuaram nesta terça-feira (2) moradores da costa ocidental devido ao risco de um ciclone. Os líderes da capital econômica da Índia pediram aos moradores dos bairros situados de frente para o mar que procurassem refúgio em um local seguro diante do avanço do ciclone Nisarga.

Ele deve tocar a terra na quarta-feira (3) no estado de Maharashtra, cuja capital é Bombaim, com ventos de até 120 quilômetros por hora. 

As autoridades de saúde da cidade, de 20 milhões de pessoas, também evacuaram cerca de 150 pacientes com coronavírus de um hospital pré-fabricado recentemente construído para colocá-los em um lugar "com teto coberto" por precaução.

A última grande tempestade que atingiu a cidade de Bombaim foi em 1948. Doze pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas.

Os meteorologistas indianos esperam fortes chuvas e temem danos causados pelos ventos. Uma maré de tempestade, de um a dois metros de altura, também pode inundar as áreas costeiras. O ciclone Nisarga provavelmente também afetará o estado de Gujarat, onde as autoridades evacuaram preventivamente 10 mil pessoas.

Devido à pandemia de coronavírus, "os abrigos temporários foram desinfetados e foram dadas instruções para respeitar a distância física", disse Arpit Sagar, chefe do distrito de Valsad.

Há duas semanas, o ciclone Amphan matou centenas de pessoas do outro lado da Índia e em Bangladesh.


AFP



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!