Coronavírus

03/06/2020 | domtotal.com

Minas tem recorde de mortes por Covid-19; BH pode ampliar flexibilização

Número da doença cresce no estado em meio à pressão para afrouxar regras de isolamento

Covid-19 já matou mais de 300 pessoas em Minas
Covid-19 já matou mais de 300 pessoas em Minas (Adão de Souza/Flickr PBH)

No dia em que Minas Gerais registrou recorde de casos e mortes por Covid-19, o secretário municipal de Saúde de Belo Horizonte, Jackson Machado Pinto disse nesta quarta-feira (3) que a reabertura gradual do comércio na cidade pode ser ampliada na próxima semana.

Boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde divulgado nesta quarta informa que Minas tem 12.010 infecções e 306 mortes. Outros 201 óbitos estão em investigação. São 1.071 novos casos e 17 mortes confirmadas nas últimas 24 horas. Por outro lado, 5.336 pacientes se recuperaram da doença.

"Se nós estamos tendo muitos casos confirmados, mas o número de óbitos vem aumentando dentro de uma ascendência, mantendo a proporção, indica que, nesse momento, o aumento de casos confirmados seja simplesmente porque estamos testando mais, não uma aceleração da curva muito grande", disse o secretário de Saúde Carlos Eduardo Amaral. O secretário também informou que aguarda kits de testes do Ministério da Saúde e que pretende ampliar os grupos testados, atualmente restritos a casos graves, profissionais da saúde e da segurança. 

Belo Horizonte é a cidade com mais casos da doença é Belo Horizonte (2.029), com 51 mortes, seguido de Uberlândia (1.031) e Juiz de Fora (625).

Em meio ao avanço da doença no estado, a capital trabalha com a possibilidade de ampliar a flexibilização do comércio a partir da próxima segunda-feira (8). A informação é do secretário municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto.

“Há uma perspectiva de uma nova abertura na segunda-feira (8). É verdade que os indicadores estão um pouco preocupantes, a exemplo do que aconteceu na semana passada, quando tivemos que interromper o processo de flexibilização temporariamente. Estamos na dependência na visualização dos indicadores na sexta-feira (5)”, disse o secretário em entrevista à Rádio Itatiaia.

O secretário disse ainda que há a possibilidade de shoppings centers voltarem a funcionar neste mês. “Pode ser que no dia 22 aconteça a abertura de shoppings. Certamente não acontecerá antes disso.”

Barreiras sanitárias

As barreiras sanitárias instaladas em pontos da capital identificaram 782 pessoas com sintomas de Covid-19 em 16 dias de funcionamento. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, elas foram encaminhadas a unidades de saúde.


Dom Total



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!



Outras Notícias