Direito

09/06/2020 | domtotal.com

Com excelência reconhecida, Revista Veredas convida à participação de novos autores

Publicação sobre Direito Ambiental da Dom Helder é aberta a leitores e colaboradores

Publicação sobre Direito Ambiental da Dom Helder é aberta a leitores e colaboradores
Publicação sobre Direito Ambiental da Dom Helder é aberta a leitores e colaboradores

É bastante árduo alcançar a excelência e foram oito anos de trabalho para o reconhecimento chegar. E, finalmente, chegou. A Revista Veredas do Direito, publicação da Dom Helder Escola de Direito sobre Direito Ambiental, alcançou os melhores índices de avaliação nacional e internacional, graças ao esforço de professores, alunos e colaboradores que mantêm a publicação.

Élcio Rezende, professor da Dom Helder e editor da publicação desde sua fundação, em 2012, afirma que a Veredas “obteve o almejado Qualis A1, em pouco tempo”. “Entre 2012 e 2016, perpassamos pelos estratos C, B5, B4, B3, B2, B1 para, finalmente, alcançarmos o A1. Ter um Qualis A1 é o certificado de excelência, vez que é um atestado do Ministério da Educação que um periódico possui a melhor avaliação possível.”

O editor ressalta que a Veredas do Direito foi incluída no indexador Scopus, um dos que “só admitem em sua base revistas que julgam de excelência”. O indexador científico internacional é rigoroso e, de acordo como professor, “menos de 10 revistas jurídicas brasileiras, dentre as quase 2000, são ali encontradas”. “Um dos critérios para se encontrar no Scopus é disponibilizar todo o conteúdo de forma pública e gratuita, isto é, optar pelo Open acess, permitindo livre acesso ao conhecimento publicado na revista”, aponta o editor.

Élcio Rezende destaca o fato de que várias revistas de excelência em todo o mundo exigem remuneração tanto para se publicar como para se ter acesso ao conteúdo. “A Revista Veredas do Direito optou, ao contrário, por nada cobrar para se publicar, tampouco para ter acesso ao conteúdo, o que permite um grande impacto editorial, vez que uma revista gratuita induz maior leitura e maior citação.”

Na entrevista ao Dom Total, o professor e editor Élcio Rezende pontuou algumas questões a respeito da Veredas e do Direito Ambiental hoje. Confira.

Como vê a importância da discussão sobre Direito Ambiental neste momento atual do Brasil e do mundo?

Há anos, a questão ambiental está na pauta das pessoas esclarecidas. Inexoravelmente, qualquer pessoa minimamente lúcida tem consciência que a preservação ambiental é questão intimamente ligada à vida. Espera-se dos políticos, em todo o mundo, independentemente de questões ideológicas, que tenham em sua pauta diária, reflexões de como explorar o meio ambiente de forma sustentável, ou seja, que os recursos naturais sejam utilizados com o escopo de melhorar a vida humana, sem, contudo, olvidar do aspecto intergeracional. Nesse cenário, quer no Brasil ou em qualquer país, a administração pública deve ser direcionada para uma gestão ambiental contemporânea e inteligente, preservando o meio ambiente e gerando riqueza, sempre atenta à qualidade de vida atual e das futuras gerações.

Como vê a produção científica brasileira neste campo?

No Brasil existem ótimas revistas que tratam do Meio Ambiente, quer sob um enfoque do Direito, Engenharia, Sociologia, Antropologia ou até trans ou interdisciplinarmente, afinal, o estudo do ambiente que vivemos exige de qualquer cientista um conhecimento múltiplo.  Além das revistas, o conhecimento científico ambiental é veiculado nos livros e, atualmente, nas aulas e lives via internet. Acredito que o Brasil produz conhecimento científico de qualidade na ciência ambiental, inclusive, a Dom Helder Escola de Direito, possui doutorado e mestrado exclusivamente para propiciar a investigação do Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, curso, indubitavelmente, de excelência.

A Revista Veredas do Direito mantém aberta a chamada para publicação. Veja como participar:

REGRAS DE PUBLICAÇÃO

Para se publicar em um dos três números anuais da Revista Veredas, o candidato deve enviar seu texto em rigoroso padrão de qualidade para o site da revista no link: http://revista.domhelder.edu.br/index.php/veredas.

Recomenda-se que o artigo atente para os padrões exigidos, dentre os quais: ter pertinência temática com (i) Direito, sustentabilidade e direitos humanos ou (ii) Direito, planejamento e desenvolvimento sustentável; que pelo menos um dos autores tenha o título de Doutor; que seja inédito, que tenha absoluta correção ortográfica e alto padrão de cientificidade.

Ao receber o artigo, o Conselho Editorial avaliará preliminarmente a conformidade do artigo e enviará para dois avaliadores emitirem pareceres sobre a qualidade do texto. O sistema de avaliação é intitulado mundialmente por double blind review (duplo cego por pares), vez que os dois avaliadores desconhecem a autoria do texto e, reciprocamente, os autores desconhecem a identidade dos avaliadores, garantindo, assim, isenção.

Não obstante, atentando a critérios do Ministério da Educação, privilegia-se artigos de autores vinculados às instituições de ensino estrangeiras, bem como, procura-se publicar de forma igualitária artigos de todas as cinco regiões do Brasil. Com isso, busca-se ter acesso ao conhecimento emanado de todos os locais do nosso país e do mundo, alcançando-se múltiplos conhecimentos.

Assim, estimado(a) cientista, a Dom Helder Escola de Direito, convida todos para publicarem na Revista Veredas do Direito e apreciarem seu conteúdo, na esperança da difusão do conhecimento científico em prol de um planeta mais saudável.

Leia também:


Dom Total



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!