Religião

25/06/2020 | domtotal.com

Igrejas de todo o mundo pedem fim definitivo da guerra na Coreia, 70 anos depois

Conselho Mundial de Igrejas pede acordo de paz em substituição a acordo de 1953

Sul-coreana Lee Keum-seom, aos 92 anos, abraça o filho Ri Sang Chol, com 71 anos, em reencontro de famílias separadas em 2018 na zona desmilitarizada
Sul-coreana Lee Keum-seom, aos 92 anos, abraça o filho Ri Sang Chol, com 71 anos, em reencontro de famílias separadas em 2018 na zona desmilitarizada Foto (Reprodução/ Vatican Media)

Igrejas cristãs do mundo inteiro uniram-se num apelo à paz na Coreia, assinalando assim o 70º aniversário do início da guerra no país, que se cumpre esta quinta-feira (25) e deixou o país separado em dois Norte e Sul. Numa mensagem ecumênica, as igrejas e entidades signatárias pedem uma declaração formal do final da guerra e a adoção de um tratado de paz que substitua o acordo de 1953 de modo a garantir, por fim, um regime de paz permanente na península.

“Sete décadas após o início desta guerra, é hora de reconhecer que ela terminou há muito tempo”, afirma o texto. “Novos desafios à paz e à estabilidade na região surgiram entretanto, mas não acreditamos que a solução para esses desafios seja facilitada mantendo aberto um conflito de 70 anos. Pelo contrário, acreditamos que as condições para o diálogo pragmático e a negociação sobre as realidades atuais na península poderiam melhorar enormemente com o reconhecimento do fim da guerra.”

A mensagem, assinada por representantes do Conselho Mundial de Igrejas, Patriarcado Ecumênico Ortodoxo de Constantinopla, Comunhão Mundial das Igrejas Reformadas e Conselho Mundial Metodista, entre outras entidades religiosas, pede a suspensão dos exercícios militares na região e o retomar do diálogo entre as Coreias do Sul e do Norte, bem como entre esta e os Estados Unidos da América.

O 70º aniversário do início da Guerra da Coreia ficou também marcado pelo lançamento, por parte de um grupo sul-coreano, e através de balões, de centenas de milhares de folhetos contra o regime da Coreia do Norte na cidade fronteiriça de Paju, apesar de Pyongiang ter repetidamente alertado que retaliará estas ações.


Receba notícias do DomTotal em seu WhatsApp. Entre agora:
https://chat.whatsapp.com/GuYloPXyzPk0X1WODbGtZU


Sete Margens



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!



Outras Notícias

Não há outras notícias com as tags relacionadas.