Coronavírus

28/06/2020 | domtotal.com

Crise causada pela pandemia aumenta riscos associados ao tráfico de drogas

Relatório da Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime analisa impacto da pandemia no mercado de drogas

Policiais espanhóis examinam pacotes de cocaína, parte de um carregamento de 4 toneladas apreendido no porto de Vigo durante o regime de 'lockdown' adotado para conter a pandemia do novo coronavírus
Policiais espanhóis examinam pacotes de cocaína, parte de um carregamento de 4 toneladas apreendido no porto de Vigo durante o regime de 'lockdown' adotado para conter a pandemia do novo coronavírus (AFP)

Aumento previsível do tráfico de drogas, consumo de substâncias mais nocivas e diminuição dos orçamentos da saúde pública: a pandemia de coronavírus intensifica os riscos associados ao tráfico de drogas, alerta um relatório do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).

Em seu relatório anual sobre drogas, o UNODC compara o impacto da pandemia de Covid-19 no mercado de drogas com o provocado pela crise financeira de 2008.

O aumento do desemprego e a falta de oportunidades econômicas podem levar "os pobres e mais desfavorecidos a atividades ilícitas relacionadas às drogas, sejam elas de produção ou tráfico", alerta a agência.

"A crise provocada pela Covid-19 e a desaceleração econômica ameaçam aumentar os perigos das drogas, enquanto nossos sistemas sociais e de saúde estão à beira do abismo e nossas sociedades sofrem para enfrentar" a situação, afirmou a diretora executiva da UNODC, Ghada Waly.

O UNODC teme que os governos diminuam os orçamentos dedicados à prevenção e atenção dos consumidores, mas também que reduzam o financiamento da luta internacional contra o tráfico de drogas.

A agência pede aos Estados que "se mostrem mais solidários e ajudem particularmente os países em desenvolvimento a combater o tráfico" e a tomar medidas para tratar as doenças vinculadas ao consumo de drogas.

O fechamento das fronteiras e outras restrições devido à pandemia causaram escassez no mercado de drogas, aumentando os preços e reduzindo a pureza das substâncias, diz o relatório.

Os traficantes de drogas agora dependem mais das travessias marítimas, principalmente a cocaína da América do Sul.


AFP



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!