Brasil

30/06/2020 | domtotal.com

Ciclone e tempestades causam mortes e provocam estragos em Santa Catarina

Rajadas de vento passaram de 100 km/h e derrubaram telhados e árvores em várias cidades

Estrutura caiu e atingiu carro
Estrutura caiu e atingiu carro (Paulo Tomio/ Arquivo pessoal)

Pelo menos três pessoas morreram após um ciclone bomba e tempestades atingirem Santa Catarina nesta terça-feira (30). Imóveis foram destelhados e árvores foram derrubadas pelas rajadas de vento que passaram de 100 km/h. Até o começo desta tarde, 1,5 milhão de catarinenses estavam sem energia elétrica.

A primeira morte ocorreu em Chapecó, onde uma árvore atingiu uma idosa.  Em Santo Amaro da Imperatriz um homem morreu ao ser atingido pela fiação elétrica Uma estrutura que caiu em Tijucas matou uma pessoa ainda não identificada.

Prefeitura de Concórdia/ DivulgaçãoPrefeitura de Concórdia/ Divulgação

Há registrados de interdição de várias estradas em razão de quedas de árvores. A Polícia Rodoviária Federal (PRF-SC) precisou interditar a BR-470, em Blumenau, Ascurra, Lontras e Rio do Sul; a BR-116 em Mafra, Monte Castelo; BR-282, Joaçaba, Campos Novos, Vargem, Xanxerê, São José do Cerrito, Bom Retiro Rancho Queimado; e BR-101 em Itajaí, Biguaçu, Paulo Lopes e Tubarão; BR-153 em Concórdia; e BR-280 em Araquari.

Vendaval

Um vendaval também provocou estragos no Vale do Itajaí. Um carro foi destruído com a queda de uma estrutura em Itajaí e houve quedas de árvores.

Já em Blumenau várias imóveis foram destelhamentos e houve queda de árvores. Em Brusque, parte de uma árvore atingiu a perna de um trabalhador.

Tornado

No começo deste mês, a Defesa Civil de Santa Catarina registrou ocorrência de um tornado em Iporã do Oeste, Descanso, Belmonte e Itapiranga após rajadas de ventos de aproximadamente 130 km/h registradas. A força do vento chegou a levantar algumas casas do chão. Relembre aqui!



Dom Total



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!