Mundo

03/07/2020 | domtotal.com

Ativistas protestam em Londres pela libertação de Julian Assange, do WikiLleaks

Mais de 40 organizações de direitos humanos e jornalismo publicaram carta aberta

Simpatizantes e ativistas exibem cartazes para pedir a liberdade de Assange, em Londres
Simpatizantes e ativistas exibem cartazes para pedir a liberdade de Assange, em Londres (AFP)

Mais de 40 organizações de defesa dos direitos humanos e da liberdade de imprensa pediram realizaram um protesto e divulgaram uma carta aberta pedindo a libertação "imediata" de Julian Assange, detido no Reino Unido e solicitado pela justiça dos Estados Unidos, que deseja julgá-lo por acusações de espionagem.

O governo dos Estados Unidos quer julgar o fundador dos Wikileaks, que completa 49 anos nesta sexta-feira (3), pela divulgação a partir de 2010 de mais de 700 mil documentos confidenciais sobre suas atividades militares e diplomáticas, em particular no Iraque e Afeganistão.

Em uma carta ao ministro da Justiça britânico, Robert Buckland, os signatários pedem ao governo de Boris Johnson que liberte "imediatamente" Assange e impeça a extradição para os Estados Unidos, onde ele poderia ser condenado a até 175 anos de prisão.

Entre as signatárias estão a ONG Repórteres Sem Fronteiras, PEN International e a Federação Internacional de Jornalistas. As organizações afirmam que a "perseguição" a Assange "contribuo para a deterioração da liberdade de imprensa no Reino Unido" e prejudica a imagem do país no cenário internacional.

Um tribunal britânico deve retomar em 7 de setembro a análise do pedido de extradição das autoridades americanas. Organizações de direitos humanos denunciam que Assange sofre tortura psicológica e acusam o governo dos Estados Unidos de hipocrisia, pois nenhum dos fatos ou documentos que o Wikileaks tornou público foi contestado. Assange argumenta que seu trabalho é jornalístico, em caso semelhante ao realizado no Brasil e nos EUA pelo The Intercept, de Glenn Greenwald. 


AFP/Dom Total



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!



Outras Notícias