Religião

05/07/2020 | domtotal.com

Petição denuncia violações aos Direitos Humanos no comércio internacional

Presidência alemã da União Europeia foi desafiada por responsáveis religiosos pressionar empresas

A iniciativa ?Supply Chain Act? exige um 'ato abrangente da cadeia de suprimentos', reunindo 99 organizações da sociedade civil, bem como sindicatos e representantes de Igrejas cristãs
A iniciativa ?Supply Chain Act? exige um 'ato abrangente da cadeia de suprimentos', reunindo 99 organizações da sociedade civil, bem como sindicatos e representantes de Igrejas cristãs (AFP)

Um conjunto de responsáveis religiosos de vários países assinou uma petição à presidência alemã do Conselho da União Europeia, denunciando as violações aos Direitos Humanos no comércio internacional. 

Entre os signatários encontra-se Dom Manuel Linda, bispo do Porto, o qual considera que a pandemia de Covid-19 “veio acentuar” esta questão. “Pedimos implementação de ‘due diligence’ global”, explica o responsável católico, numa mensagem publicada através da sua conta no Twitter.

A petição exige medidas para evitar riscos de violação dos Direitos Humanos e de contaminação do ambiente, reparando as situações negativas que se venham a verificar, direta ou indiretamente, pela ação das empresas.

A iniciativa ‘Supply Chain Act’, fundada em setembro de 2019, exige um “ato abrangente da cadeia de suprimentos”, reunindo 99 organizações da sociedade civil, bem como sindicatos e representantes de Igrejas cristãs.

“A atual crise da Covid-19 mostra claramente que as empresas não cumprem as suas responsabilidades de forma voluntária”, refere a associação, para quem todas as empresas que causam ou aceitam danos às pessoas e ao meio ambiente nas suas cadeias de suprimentos devem ser responsabilizadas.

https://agencia.ecclesia.pt/portal/solidariedade-responsaveis-religiosos-denunciam-violacoes-aos-direitos-humanos-no-comercio-internacional/


Agência Ecclesia



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!