Coronavírus

09/07/2020 | domtotal.com

Minas Gerais tem recorde de 90 mortes em 24h; total de óbitos chega a 1.445

Estado tem ainda 66.864 infecções e 43.117 pacientes que venceram a doença

Novo coronavírus  continua avançado por diferentes regiões de Minas Gerais
Novo coronavírus continua avançado por diferentes regiões de Minas Gerais (Pixabay)

A Covid-19 avança por Minas Gerais e continua fazendo vítimas. Nesta quinta-feira (9), o estado registrou 90 mortes em 24 horas, recorde disparado. Até então, o maior número era de 73 mortes, registrado quarta-feira (8) quanto no sábado (4).  O total de óbitos chegou 1.445, conforme boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde. O pico da doença em Minas está previsto para ocorrer  a partir do dia 15 deste mês.

A pasta ainda confirma 66.864 infecções pelo novo coronavírus, que já chegou a 749 dos 853 municípios mineiros, o que representa 88% do estado.

Do total de infectados, 43.117 pacientes conseguiram vencer a doença no estado. Desde o início da pandemia, 7.628 precisaram de internação e 59.186  foram isolados em casa.

Belo Horizonte, que registrou 23 mortes nas últimas 24 horas, é a cidade com mais casos confirmados: 9.361. Uberlândia (8.380), Ipatinga (3.120), Juiz de Fora (2.327) e Governador Valadares (1.752) aparecem na sequência.

A taxa de ocupação de leitos de UTI no estado nesta quinta-feira está 68,86%, porcentagem próxima da ocupação dos leitos de enfermaria: 68,79%.

Flexibilização

Apesar do avanço do novo coronavírus, a macrorregião de Saúde Centro-Sul poderá avançar para a onda branca do plano Minas Consciente, que permite a reabertura segura de atividades como autoescolas, lojas de artigos esportivos e floriculturas.

A decisão foi tomada pelo Comitê Extraordinário Covid-19 após o grupo técnico constatar que a região apresentou melhora nos dois principais índices (leitos/ocupação e taxa de contaminação) considerados para avanço ou retrocesso nas ondas. A mudança passa a valer a partir do próximo sábado (11). Com isso, a Centro-Sul se une às macrorregiões de Saúde Leste do Sul, Norte e Sul, que continuam apresentando taxa de ocupação de leitos controlada até o momento e seguirão os protocolos da onda branca por mais uma semana.

Com a proximidade do pico, o governador Romeu Zema (Novo) pede para que a população de todas as macrorregiões redobrem as medidas de proteção e o distanciamento social na próxima semana, para evitar a sobrecarga do sistema de Saúde.

“Nesta semana, nós tivemos um novo aumento no número de óbitos, o que, infelizmente, está dentro do previsto por especialistas, estatísticos e epidemiologistas. Isso deve perdurar até a próxima semana, quando vamos atingir o pico da curva. Adiamos ao máximo esse momento, mas, agora, neste mês de julho, ele realmente está chegando”, alertou.


Dom Total



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!