Esporte Futebol Nacional

09/07/2020 | domtotal.com

Fifa deseja padronizar uso do VAR no mundo, diz chefe de arbitragem da entidade

Collina, ex-árbitro italiano, diz que as regras precisam ser as mesmas no mundo todo

Uma das principais polêmicas recentes no mundo do futebol, o VAR deve ter seu uso padronizado em escala global. Em entrevista à agência Reuters nesta quinta-feira (9), Pierluigi Collina, ex-juiz italiano e atual presidente de Comissão de Arbitragem da Fifa, declarou que a entidade pretende agir para que a utilização do recurso aconteça da mesma forma em todas as competições.

"É responsabilidade da Fifa ter as leis do esporte implementadas em todo o mundo da mesma maneira, não pode haver uma implementação diferente das leis em diferentes continentes ou países. Nossa responsabilidade é garantir que o futebol seja jogado da mesma maneira em todo o mundo", afirmou Collina.

Collina é presidente de Comissão de Arbitragem da Fifa (Foto: Divulgação)Collina é presidente de Comissão de Arbitragem da Fifa (Foto: Divulgação)

Atualmente, o VAR tem sido operado pela Ifab, organização responsável pela legislação do esporte. No entanto, a partir da próxima temporada, a Fifa vai assumir o comando para reduzir problemas e implementar a uniformização desejada.

"A Ifab, como organização, tem o dever de governar as leis do futebol, incluindo o VAR, o protocolo e os regulamentos. Depois que as leis do esporte são definidas, o trabalho da Ifab termina. É então a Fifa que lida com a orientação de árbitros em todo o mundo, apoiando todas as associações membros", declarou o chefe de arbitragem.

Collina ainda destacou que, caso a utilização despadronizada se mantenha, campeonatos internacionais serão prejudicados. "Como imaginar competições internacionais disputadas por equipes acostumadas com diferentes interpretações das regras nos torneios domésticos' É claro que pode haver algumas pequenas diferenças, mas a implementação geral deve ser a mesma", finalizou.


Gazeta Esportiva



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!