Religião

21/07/2020 | domtotal.com

Bispos lançam campanha online para travar execuções

Conferência episcopal dos EUA diz que 'pena de morte é uma afronta ao Evangelho e à dignidade da vida humana'

Sala de execução da prisão estatal San Quentin, onde a injeção letal é aplicada
Sala de execução da prisão estatal San Quentin, onde a injeção letal é aplicada (CACorrections/ Wikimedia)

A Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB, na sigla inglesa) lançou uma campanha online para travar as execuções federais, retomadas na semana passada pelo governo do país, depois de terem estado suspensas durante 17 anos.

Os bispos convidam todos os católicos a enviar uma mensagem ao procurador-geral dos EUA, William Barr, pedindo-lhe para "travar as execuções" e alegando que "a pena de morte não é necessária para manter a sociedade segura, nem para punir as pessoas pelos seus erros".

O formulário que os signatários deverão preencher sublinha ainda que, para os católicos, "a pena de morte é uma afronta ao Evangelho e à dignidade da vida humana", recorda que "muitas pessoas inocentes foram condenadas à morte" e propõe uma moratória da pena de morte como "testemunho da dignidade da vida humana".

Já no passado dia 30 de junho, a USCBB havia publicado um comunicado apelando ao governo estadunidense que recuasse na decisão de retomar as execuções dos condenados à pena de morte a nível federal, depois de o Supremo Tribunal ter recusado o apelo de quatro dos detidos que se encontravam no "corredor da morte".

Três dessas execuções aconteceram na semana passada, no Complexo Correcional Federal de Terre Heute (Indiana), com recurso a injeções letais. Encontram-se atualmente no "corredor da morte" federal mais 57 detidos.


Receba notícias do DomTotal em seu WhatsApp. Entre agora:
https://chat.whatsapp.com/GuYloPXyzPk0X1WODbGtZU


Sete Margens



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!