Ciência e Tecnologia

22/07/2020 | domtotal.com

Ocupação humana na América do Norte começou há mais de 30 mil anos

Pesquisas arqueológicas encontraram ferramentas utilizadas por humanos em caverna no México

Entre as amostras encontradas, estão 1.900 ferramentas de pedra entalhada que evidenciam uma ocupação humana na caverna de Chiquihuite, norte do México
Entre as amostras encontradas, estão 1.900 ferramentas de pedra entalhada que evidenciam uma ocupação humana na caverna de Chiquihuite, norte do México (AFP)

Utensílios encontrados em uma caverna no norte do México evidenciam que os humanos viviam na América do Norte há mais de 30 mil anos, ou seja, 15 mil anos antes do que se pensava – de acordo com pesquisas arqueológicas publicadas nesta quarta-feira (22).

As amostras encontradas, entre elas 1,9 mil ferramentas de pedra entalhada, evidenciam uma ocupação humana na caverna de Chiquihuite, no norte do México, com 33 mil anos e que durou 20 mil anos, destacam dois estudos publicados na revista Nature.

"Nossas pesquisas fornecem novas provas sobre a antiguidade da presença de humanos nas Américas", declarou o arqueólogo Ciprian Ardelen, autor de um dos estudos.

Os utensílios mais antigos encontrados nesta caverna, localizada na altitude, foram datados com carbono 14 em um período de entre 33 mil e 31 mil anos antes da era cristã. "Não são muitos, mas estão lá", comentou esse pesquisador da Universidade Autônoma de Zacatecas.

Embora nenhum osso ou DNA tenha sido encontrado no local, "é provável que os humanos o tenham usado de forma relativamente constante, talvez em episódios sazonais recorrentes que fazem parte de períodos migratórios maiores", conclui o estudo.

A história de como e quando o Homo Sapiens chegou às Américas – a última grande massa de terra povoada pela espécie humana – é frequentemente objeto de debate entre os especialistas.


AFP



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!