Cultura Artes Visuais

28/07/2020 | domtotal.com

Tríptico do artista Banksy é leiloado para angariar fundo para hospital da Cisjordânia

'Vista do Mar Mediterrâneo' mostra coletes salva-vidas sobre pinturas românticas

O artista aborda a migração no Mar Mediterrâneo, que faz milhares de vítimas
O artista aborda a migração no Mar Mediterrâneo, que faz milhares de vítimas (Sotheby's/Divulgação)

O artista de rua Banksy colocou à venda um tríptico de pinturas sobre a crise migratória, em benefício de um hospital para crianças em Belém, Cisjordânia. A responsável pela venda é a famosa de leilões de Londres Sotheby's, e o preço estimado do conjunto de obras é de 800 mil a 1,2 milhão de libras (R$ 5,35 milhões a R$ 8 milhões)

As três pinturas a óleo, que compõem Vista do Mar Mediterrâneo, 2017, constituem uma resposta do artista à crise migratória que afeta a Europa desde 2010. Foi "feito com três velhas telas românticas que representavam paisagens marinhas do século XIX", as quais ele encheu com "coletes salva-vidas e boias abandonadas", diz Sotheby's em comunicado de imprensa.

Com essas obras, Banksy "justapõe seu estilo inimitável e gênero artístico histórico com uma questão política contemporânea: as mortes trágicas de milhares de migrantes que tentaram atravessar o Mediterrâneo para chegar à União Europeia", destaca a casa de leilões.

Desde sua concepção, em 2017, o tríptico foi exibido no hotel The Walled Off de Belém, aberto pelo próprio artista, cujos quartos dão diretamente no muro erguido por Israel, na Cisjordânia ocupada.

Banksy anunciou que doaria o dinheiro do leilão ao hospital BASR de Belém, para financiar uma nova unidade de cuidados para acidente vascular cerebral (AVC) e comprar equipamentos de reabilitação para as crianças.

O artista contemporâneo aborda frequentemente a questão da crise migratória. Em 2015, pintou um retrato de Steve Jobs, co-fundador da Apple e filho de um imigrante sírio nos EUA, em uma parede de um campo de refugiados em Calais (norte da França). Também realizou em 2019, na Bienal de Veneza, uma obra de um menino vestindo um colete salva-vidas e segurando uma chama de socorro rosa.

Leia também:


AFP/Dom Total



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!