Mundo

30/07/2020 | domtotal.com

Trump sugere adiar eleições dos Estados Unidos para evitar fraudes

Presidente se opõe à expansão da votação por correio que o país adota devido à pandemia

O presidente há semanas se opõe à expansão da votação por correio, que cada vez mais Estados adotam como alternativa
O presidente há semanas se opõe à expansão da votação por correio, que cada vez mais Estados adotam como alternativa (AFP)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugeriu nesta quinta-feira (30), adiar as eleições nos Estados Unidos por temores de fraudes nas votações feitas por correio. Trump, que está atrás do candidato democrata Joe Biden nas pesquisas nacionais, formulou a sugestão como uma pergunta e argumentou que, com mais votos por correio, haveria fraude.

"Com a votação universal por correio, 2020 será a eleição mais imprecisa e fraudulenta da história", escreveu Trump. "Será uma grande vergonha para os EUA. Adiar as eleições até que as pessoas possam votar de maneira adequada, segura e protegida???"

O tuíte marcou a primeira vez que Trump levantou a ideia de adiar as eleições de novembro, o que ele anteriormente rejeitava em meio a preocupações com a pandemia do novo coronavírus.

Mas o presidente há semanas se opõe à expansão da votação por correio, que cada vez mais Estados adotam como alternativa à votação pessoalmente durante a pandemia. Trump não tem o poder de adiar as eleições unilateralmente, e depende da aprovação do Congresso para tanto.

Pompeo

O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, se esquivou de perguntas sobre a possibilidade de fraudes nas eleições. "Não tenho o que comentar, são questões hipotéticas", disse o alto funcionário da Casa Branca a senadores.

Distanciamento social

O presidente Donald Trump voltou a defender o distanciamento social e o uso de máscaras e a aconselhar os cidadãos a evitar lugares lotados, para frear a disseminação da Covid-19 no país. Ainda na tarde desta quinta-feira (30), o líder da Casa Branca pediu que os americanos que se recuperaram da doença doem plasma.

O diretor do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas, Anthony Fauci, que também participou do evento, reforçou a mensagem de Trump sobre doação de plasma. "É uma parte importante de toda a resposta a esse surto", disse.

Fauci também repetiu que está "cautelosamente otimista" com a produção de vacinas experimentais contra a Covid-19 e disse que isso de deve ao fato de que as fases iniciais de testes mostraram bons resultados referentes à imunização.


Agência Estado



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!