Cultura Música

31/07/2020 | domtotal.com

Beyoncé lança álbum visual e clipe 'Already' para celebrar a cultura africana

'Black is king' aprofunda fusão da linguagem do cinema com a música pop

A cantora trabalha há um ano no projeto, lançado pela Disney
A cantora trabalha há um ano no projeto, lançado pela Disney (Disney/Divulgação)

A cantora Beyoncé lançou o clipe Already, uma das faixas de Black is king, que chama de álbum visual e é produzido pela Disney. O projeto é escrito, dirigido e produzido pela artista e presta homenagem à África e à matriz cultural que se espalhou por todos os continentes.

A obra reflete a tendência de fusão entre o universo da indústria audiovisual com a da música pop. "Neste álbum visual, eu quis apresentar elementos da história negra e da tradição africana, com um toque moderno e uma mensagem universal, e o que realmente significa encontrar sua auto-identidade e construir um legado. Passei bastante tempo explorando e absorvendo as lições das gerações passadas e a rica história de diferentes costumes africanos", afirmou a cantora ao divulgar o novo trabalho.

O filme saiu pela plataforma de vídeos Disney+ nos Estados Unidos e não está disponível no Brasil, mas o clipe pode ser conferido no YouTube. Em Already, Beyoncé conta com a participação do cantor e compositor ganês Shatta Wale e de Major Lazer.

Black is king é composto de clipes para as músicas de The gift, disco lançado por ela para acompanhar a versão com atores de O rei leão, lançada em 2019 com Beyoncé dublando um dos protagonistas.

A cantora explicou que a ideia para o projeto surgiu enquanto produzia a trilha sonora da versão live action de O rei leão e que ela tem produzido o filme há um ano. A ideia é "celebrar o tamanho e beleza da ancestralidade negra", apresentando elementos da história negra e da tradição africana com um "toque moderno e mensagem universal".

 "Acredito que quando pessoas negras contam suas histórias, nós podemos mudar o eixo do mundo e contar nossas verdadeiras histórias de riqueza geracional e de alma que não são contadas nos livros de história", comentou Beyoncé, destacando que o álbum é um "trabalho de amor".

Beyoncé contou que espera que o filme sirva como uma inspiração para a continuidade da construção de um legado que impacte o mundo. Na descrição do trailer há a informação de que o filme é uma "reimaginação das lições de O rei leão para os reis e rainhas de hoje que procuram por suas coroas".



Dom Total/Agências



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!