Brasil Cidades

06/08/2020 | domtotal.com

Shoppings e comércio de BH abertos; confira os protocolos

Centros de compras estavam fechados desde março; Dia dos Pais é esperança de vendas

Reabertura terá que seguir uma série de regras
Reabertura terá que seguir uma série de regras (Divulgação Boulevard)

Após quase 150 dias com as portas fechadas, os shoppings de Belo Horizonte reabriram às 12h desta quinta-feira com a esperança de aproveitar o Dia dos Pais para diminuir os prejuízos em razão da crise causada pelo novo coronavírus. A flexibilização também atinge outros setores do comércio não essencial. No caso dos centros de compras, é a primeira abertura desde março, uma vez que eles foram incluídos na fase 1.

Estão autorizados a reabrir comércios varejistas, atacadistas, além de shoppings, galerias, cabeleireiros, entre outros. Os serviços abrirão hoje, sexta-feira (7) e sábado (8), tendo que fechar, novamente, no domingo (9), segunda (10) e terça (11).

A reabertura dos shoppings terá que seguir regras para evitar o contágio pelo novo coronavírus. O funcionamento será entre 12h e 20h. Além disso, proibição de animais de estimação, limite de entrada, marcação de distanciamento nas lojas, uso de máscara e aferição de temperatura dos clientes são outras medidas obrigatórias.

Cinemas e academias continuam de portas fechadas. As praças de alimentação vão abrir para retirada no local. Serviços como aluguel de carrinhos de bebê, espaços infantis e convivência também continuam suspensos neste primeiro passo de reabertura. Confira os protocolos:

Comércio popular

Os comerciantes deverão regulamentar o funcionamento das lojas em dias alternados, visando a redução do risco de aglomerações no interior das lojas.

O protocolo também prevê que os clientes tenham a temperatura aferida antes de entrar nos estabelecimentos. Caso apresentarem temperatura acima de 37,8ºC, o cliente deve ser impedido de entrar.

Além disso, os comerciantes devem garantir que os clientes tenham um distanciamento mínimo de dois metros entre eles.

Shoppings, galerias e centros comerciais

A administração de shoppings, galerias e centros comerciais deverão intensificar a manutenção da ventilação natural, tanto para as áreas comuns, quanto nas lojas. Além disso, está proibido o uso de bebedouros com jato inclinado e o uso de elevadores fica restrito para 50% de sua capacidade.

Áreas de lazer, como cinema, não poderão funcionar e praças de alimentação só poderão funcionar no sistema de entrega e take away.

Salões de beleza

No caso dos cabeleireiros, barbeiros, manicures e pedicures, os profissionais só poderão atender um cliente por vez e deverão trocar de luvas depois de cada atendimento, assim como as toalhas usadas pelos clientes.

Os equipamentos, como escovas, pentes e tesouras, deverão ser higienizados após cada atendimento. O consumo de alimentos e bebidas, por parte dos clientes, estão proibidos durante o atendimento. Jornais e revistas, também não poderão ser disponibilizados.

Lojas de roupas

A secretaria municipal de saúde proíbe que os clientes tenham contato físico com as peças do estoque. Segundo o protocolo, o manuseio só pode ser feito nas peças que fazem parte do mostruário, higienizando as mãos com álcool 70% antes e após o toque.

O uso de provadores está proibido e os lojistas devem orientar os clientes a lavarem as roupas adquiridas antes de usar. No caso de trocas e devoluções, os produtos devem ficar separados durante 72 horas antes de retornarem ao estoque e/ou mostruário.

Confiras as fases:

Fase 1 de abertura (Liberada a partir desta quinta-feira)

- Todo o comércio varejista não contemplado na fase do controle
- Comércio atacadista da cadeia de comércio varejista
- Cabeleireiros, manicures e pedicures
- Shopping centers, centros de comércio e galeria de lojas
- Atividades no formato drive-in

Fase 2 de abertura (Ainda sem data para reabrir)

- Parques públicos
- Bares e restaurantes e lanchonetes (com restrição de dias, horários e atendimento)
-Museu

Fase 3 de abertura  (Ainda sem data para reabrir)

- Academias, centros de ginástica e estabelecimentos de condicionamento físico
- Clubes sociais esportivos e similares
- Eventos congressos e seminários
- Clínica de estética



Dom Total



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!