Cultura

08/08/2020 | domtotal.com

Vítima de câncer de pulmão, morre aos 88 anos a atriz Chica Xavier

Baiana teve papéis marcantes no teatro, na TV e no cinema, como em 'Sinhá Moça' (1986)

Nascida em Salvador, na Bahia, Francisca Xavier Queiroz de Jesus teve papéis marcantes no teatro, na TV e no cinema
Nascida em Salvador, na Bahia, Francisca Xavier Queiroz de Jesus teve papéis marcantes no teatro, na TV e no cinema (Reprodução/Instagram Luana Xavier)

Com mais de 60 anos de carreira e atuações em novelas como Sinhá Moça (1986) e Renascer (1993), a atriz Chica Xavier morreu na madrugada deste sábado (8), vítima de um câncer de pulmão. Segundo o site G1, a atriz estava internada no Hospital Vitória, na Barra da Tijuca, no Rio, e a morte foi confirmada pelo neto Ernesto Xavier.

No último dia 25 de julho, Ernesto publicou, no Instagram, uma foto da avó ao lado de outras familiares em homenagem ao Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha. Na legenda: "Eu só existo porque elas existem. Mulheres negras devem ser o centro do mundo. Elas são minhas deusas".

Nascida em Salvador, na Bahia, Francisca Xavier Queiroz de Jesus teve papéis marcantes no teatro, na TV e no cinema. Na Rede Globo, integrou o elenco de 26 novelas, além de participar de 11 minisséries e dez programas especiais.

Entre os folhetins em que atuou, estão a primeira versão de Sinhá Moça, exibida em 1986 e com Lucélia Santos no papel-título; Renascer (1993) e O rei do gado (1996), ambos de Benedito Ruy Barbosa e protagonizados por Antônio Fagundes. Seu trabalho mais recente na televisão foi Cheias de Charme, que foi ao ar em 2012.

Homenagens

Muitos artistas usaram as redes sociais neste sábado (8) para lamentar a morte de Chica Xavier e fazer homenagens para atriz que morreu aos 88 anos vítima de um câncer de pulmão.

Lázaro Ramos contou que trabalhou com a atriz que era sua inspiração. "Hoje as lágrimas correm como um rio. Dona Chica Xavier é uma das pessoas mais especiais que conheci na vida. Quando ainda na Bahia eu sonhava em ser ator era ela uma das minhas inspirações. Cheguei ao Rio e tive o privilégio de trabalhar com ela e generosamente como fazia com todos ela me acolheu, me passou ensinamentos", escreveu o ator.

Taís Araújo, atriz e esposa de Lázaro, também prestou sua homenagem e lembrou da família da atriz. "Que Deus conforte seu companheiro por mais de 60 anos, o senhor Clementino Kelé, seus netos Luana Xavier, Ernesto Xavier e toda a família de sangue e de santo", escreveu.

Fernanda Paes Leme também se preocupou com os familiares de Chica e, em especial com sua neta Luana Xavier. "Minha amiga irmã, Luana, amo você e estou contigo e todos os seus nesse momento tão difícil. Que sua vó descanse em paz agora", publicou.

Henri Castelli destacou a caridade, altruísmo e bondade de Chica Xavier. "Sei que rezava por mim e por muita gente sem mesmo a pessoa pedir e saber!". "Hoje você nos deixa com a saudade no coração de tudo que herdamos de ti", escreveu Solange Couto.


Agência Estado/Dom Total



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!