Coronavírus

24/08/2020 | domtotal.com

Número de contaminados pela Covid-19 em BH e Contagem reduz significativamente

Amostras de esgoto revelam que número de contaminados chegou ao menor patamar desde o início de junho

Mesmo com a melhora significativa, os pesquisadores do projeto ainda pedem cautela para a população, diante da gravidade da pandemia
Mesmo com a melhora significativa, os pesquisadores do projeto ainda pedem cautela para a população, diante da gravidade da pandemia (Tânia Rêgo/ABr)

Uma boa notícia para os moradores de Belo Horizonte: a estimativa de pessoas infectadas pelo novo coronavírus caiu para o número de 170 mil. Essa é a informação do Boletim de Acompanhamento nº 12/2020 do projeto-piloto Monitoramento Covid Esgotos divulgada na última sexta-feira (21).

Vale lembrar que essa é a menor estimativa da população infectada por Covid-19 tanto em BH quanto em Contagem. Na semana epidemiológica 30, entre os dias 20 e 24 de julho a estimativa foi de 850 mil infectados.

Desde a semana 24 (de 8 a 12 de junho) o boletim não registrava números tão baixos, o que pode significar uma queda significativa da doença na região. Essa queda também foi percebida em Contagem, onde o número de infectados, de acordo com o boletim, chegou a 40 mil - uma redução de 50% se comparado ao período de 27 a 31 de julho.

Mesmo com a melhora significativa, os pesquisadores do projeto ainda pedem cautela para a população, diante da gravidade da pandemia. "Mesmo diante do declínio observado a partir da semana epidemiológica 32, os dados apresentados neste boletim indicam que a população infectada estimada ainda é bastante elevada, reforçando que medidas de prevenção e controle para redução da disseminação do vírus devem ser mantidas, a fim de evitar a ocorrência de novos picos e o aumento da transmissão do vírus".

O projeto Monitoramento Covid Esgotos é uma iniciativa conjunta da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto (INCT ETEs Sustentáveis/UFMG), em parceria com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA), o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

Pela 10ª semana consecutiva, 100% das amostras coletadas na sub-bacia de esgotamento do ribeirão do Arrudas apresentaram o novo coronavírus. Já na sub-bacia do ribeirão do Onça, pela 12ª semana seguida todas as amostras tiveram o registro do novo coronavírus.

Acesse aqui os boletins do projeto-piloto Monitoramento COVID Esgotos.


Dom Total com informações da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!