Religião

26/08/2020 | domtotal.com

Os supostos benefícios de teologias sem contexto

Uma teologia séria é sempre feita a partir de determinado contexto, não cai do céu

Uma teologia séria é sempre feita a partir de determinado contextualização social, política, cultural, econômica e religiosa de uma sociedade
Uma teologia séria é sempre feita a partir de determinado contextualização social, política, cultural, econômica e religiosa de uma sociedade (Unsplash/ Trnava University)

Fabrício Veliq*

Uma das coisas mais fáceis de se fazer é teologia sem contexto, algo facilmente encontrado na sociedade cristã atual. Para isso, basta tomar qualquer texto bíblico e torná-lo norma a ser obedecida com o intuito de alcançar o favor divino e ser titulado servo fiel.

Tal teologia não demanda muito estudo de seus artífices nem comprometimento com aquilo que ultrapassa suas suposições de verdade.  Por isso ela é tão atrativa. Caso seus "teólogos" encontrem alguma dificuldade, deparando-se com uma afirmação contrária aos seus postulados, basta descartá-la, tratando-a como levante de Satanás contra a fé. Isso passa a ser critério de que princípios teológicos devem ser seguidos.

Outro grande atrativo para se fazer uma teologia assim é usar de suas premissas em qualquer situação, sem necessidade de grandes explicações. Com ditos como "está escrito" ou "Deus quer dessa forma" é possível resolver quaisquer problemas e trazer respostas prontas para as distintas demandas de determinada comunidade ou para problemas que acometam a sociedade em geral.

Teologias sem contexto têm o benefício de contar com um manual pronto e definido, aplicável a todos os espaços e situações possíveis. Com ele, as respostas se tornam bem mais fáceis, restringidas a "sim" ou "não", "certo" ou "errado", sem muitas discussões e ponderações. Afinal, o que Deus disse, assim o é para sempre. Portanto, vale para todas as eras e sociedades.

Outro ponto fundamental desse tipo de fazer teológico - talvez o mais atrativo - consiste na certeza de qual caminho seguir ou decisão a tomar. Quem não gostaria de ter respostas prontas e saber o que Deus quer frente às questões de nossos dias por mais espinhosas que sejam? Uma teologia sem contexto pode responder de maneira muito simples e ainda garantir se tratar de vontade divina para todos.

A ânsia de trazer respostas simples para problemas complexos explica a popularização desse tipo de teologia em nossos dias, embora faça mais mal à sociedade do que bem.

Uma teologia séria, entretanto, é sempre feita a partir de determinado contextualização social, política, cultural, econômica e religiosa de uma sociedade. Não cai do céu. Antes, mostra-se ciente da grande responsabilidade em explicar com rigor as razões e contextos nos quais os distintos textos da Sagrada Escritura foram redigidos, nunca os tomando de forma isolada, mas buscando compreender as imprecisões, erros e mensagens propostas em cada livro, bem como no conjunto todo da Bíblia.

Insistir em teologias e estudos bíblicos sérios, que consideram o contexto dos textos sagrados, é tarefa de todo teólogo. Sem isso, formas nocivas de teologia continuarão a ganhar força. O estrago que promovem se mostra extremamente perigoso tanto para o cristianismo quanto para a própria sociedade.

*Fabrício Veliq é protestante e teólogo. Doutor em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Belo Horizonte (FAJE), Doctor of Theology pela Katholieke Universiteit Leuven (KU Leuven), Bacharel em Filosofia e Licenciado em Matemática (UFMG) E-mail: fveliq@gmail.com. Site: www.fabricioveliq.com.br.



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!