Mineração mudou drasticamente a vida de várias pessoas da cidade do interior de Minas
Rômulo Ávila
Cercada por cachoeiras de águas límpidas e cristalinas, a cidade de Conceição do Mato Dentro, na região Central de Minas, convive com atividade minerária de grande impacto da Anglo desde 2014. Moradores dizem que muita coisa mudou desde então. A cidade ficou mais próspera, o custo de vida aumentou assustadoramente e, o pior, comunidades perderam o sucesso típico de uma cidade do interior de Minas.
"Ao longo do licenciamento ambiental das atividades de mineração da sociedade empresária Anglo American S/A (número 472/20071) diversos danos ambientais e sociais foram e estão sendo causados às comunidades do entorno do empreendimento, sendo que as comunidades vêm sofrendo há vários anos sem a devida, prévia e justa compensação e mitigação", diz introdução da Pauta Coletiva das Comunidades SBCTT.pdf nessa terça-feira (25) pelas comunidades do Sapo, Beco, Turco e Cabeceira do Turco, Água Quente, Córregos, Gondó, Itapanhoacanga, Passa Sete, São José do Jassem, São José do Arruda, São José da Ilha e Taporoco.
Desde 2014, a Anglo American opera uma mina de minério de ferro com uma barragem na cidade, distante cerca de 170 km da capital Belo Horizonte. Na manhã dessa terça-feira (25), moradores dessas comunidades atingidas fecharam a BR-010, em protesto contra a mineradora Anglo e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMAD).
Eles querem que os direitos das famílias atingidas sejam garantidos e reivindicam a renovação do contrato da assessoria técnica.
"A SEMAD e a Anglo American não querem renovar o contrato da assessoria técnica para as comunidades do Sapo, Beco, Turco e Cabeceira do Turco, e não querem contratar a assessoria para as comunidades de Água Quente, Córregos, Gondó, Itapanhoacanga, Passa Sete, São José do Jassem, São José do Arruda, São José da Ilha e Taporoco", diz o comunicado.
Uma das condicionantes impostas, a assessoria técnica é responsável por elaborar um projeto de realocação das pessoas que moram na comunidade.
Em nota, a Anglo American diz ser a favor da instituição de assessorias técnicas independentes para assessorar as comunidades, com o objetivo de garantir a participação informada dessas comunidades nos planos, programas e ações da empresa.
Ainda segundo o comunicado, "a renovação do contrato em andamento depende única e exclusivamente de critérios técnicos e está em discussão nas instâncias competentes. A companhia reforça sua disposição ao diálogo com as comunidades e vem cumprindo todas suas obrigações e executando regularmente todos os seus programas e condicionantes, conforme previsto no processo de licenciamento, além de promover investimentos sociais voluntários".
Os moradores também pedem que o Ministério Público adote "imediatas providências" contra o descumprimento de condicionante, com a responsabilização criminal da SEMAD.
A reportagem procurou a pasta durante toda terça-feira (25), mas não teve resposta.
Após o bloqueio da BR-010, os atingidos foram até a sede da prefeitura da cidade e exigiram a presença de um promotor de Justiça, o que ocorreu. No entanto, nenhum representante da mineradora compareceu, como mostra a certidão abaixo.
Dom Total
Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?
DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.
Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).