ESDHC

25/08/2020 | domtotal.com

Final do CEM 2020 será realizada virtualmente no dia 29 de agosto

Os competidores estão concorrem a bolsas de estudo para os cursos de Ciência da Computação e Engenharia Civil da EMGE

Os primeiros classificados serão contemplados com kits da EMGE, calculadora científica, Kindle e kits youtuber
Os primeiros classificados serão contemplados com kits da EMGE, calculadora científica, Kindle e kits youtuber (Pixabay)

A segunda edição do Campeonato Estadual de Matemática (CEM) chega ao fim neste sábado (29). A última etapa da competição que, mesmo a distância, alcançou um grande número de participantes, será realizada ao vivo pelo YouTube da EMGE Escola de Engenharia, a partir das 9h.

O CEM é uma iniciativa do Centro de Simulação e Intercâmbio (CSI) da EMGE e visa estimular o conhecimento lúdico da matemática. Este ano, devido ao distanciamento social instaurado pela pandemia da Covid-19, a EMGE lançou a edição especial “Em Casa”, totalmente virtual, para que estudantes e professores pudessem participar na segurança de suas residências.

A coordenadora do CEM e professora da EMGE, Aline Oliveira, considera a edição de 2020 como uma grande vitória e fonte de aprendizado para todos. Segundo ela, o sentimento da comissão organizadora é de admiração e reconhecimento com o esforço dos competidores. “Em um momento tão sensível, de escolas fechadas, isolamento social e, muitas vezes, de falta de esperança, o CEM 2020 mostrou que é possível superar barreiras em busca de novos conhecimentos. Vamos encerrar o campeonato com ‘chave de ouro’ no próximo sábado, em uma final que promete ser emocionante, mesmo que virtual”, afirma Aline.

Edição “Em casa”

O campeonato se adaptou ao novo contexto social e possibilitou aos participantes trabalharem várias habilidades como gestão do tempo, perseverança, disciplina e organização, bem como habilidades voltadas à tecnologia, uma vez que todo o campeonato aconteceu em formato virtual. Além disso, eles tiveram acesso a lives temáticas e etapas intermediárias, que os prepararam para a final.

Assim, durante cinco meses, os competidores foram avaliados pela resolução de oito tarefas disponibilizadas no aplicativo do CEM e classificados de acordo com o seu desempenho. Na etapa final, os estudantes deverão solucionar 25 exercícios sobre matemática aplicada e raciocínio lógico em tempo real. Aquele que acumular a maior pontuação será o grande vencedor.

Premiação

Todos os participantes do CEM 2020 concorrem a bolsas de estudos de até 100% para os cursos de Ciência da Computação e Engenharia Civil da EMGE. Os primeiros classificados, além da bolsa, serão contemplados com kits da EMGE, calculadora científica, Kindle e kits youtuber.

Inscrições para a final

Participe da final do CEM 2020! A EMGE convida familiares, amigos, professores e demais convidados dos competidores para assistirem à transmissão ao vivo. A instituição valoriza o empenho e a dedicação desses jovens que são o futuro da nossa sociedade.

As inscrições para convidados estão abertas no Sympla até a data de realização do evento.

Veja também:


Bárbara Teixeira / Necom Dom Helder e EMGE



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!