Esporte Especializados

29/08/2020 | domtotal.com

Após leucemia, revelação da natação japonesa volta competir e vence

Depois ode 10 meses de tratamento, a jovem atleta deixou o hospital no final de 2019 e retomou o treinamento a partir de março

A nadadora Ikee Rikako é esperança de medalha do Japão nos Jogos de Tóquio
A nadadora Ikee Rikako é esperança de medalha do Japão nos Jogos de Tóquio (Juni Kriswanto/AFP)

Rikako Ikee, a nova estrela da natação japonesa, voltou de forma brilhante às competições, mais de um ano e meio após sua internação por leucemia, ao vencer neste sábado uma prova de 50m livres em Tóqui.

A campeã, que antes do anúncio da doença era apontada como favorita nos 100 m borboleta nos Jogos de Tóquio 2020, evento adiado para 2021 devido à pandemia da covid-19, conquistou o lugar mais alto no pódio neste sábado com o tempo de 26,32 segundos.

Essa marca está a pouco mais de dois segundos de seu melhor tempo na distância, mas permite que ela se classifique para o campeonato universitário japonês que acontece em outubro.

"Meu objetivo era me divertir sem pensar muito", disse a nadadora de 20 anos, após a vitória na capital do Japão.

"Fiquei um pouco nervosa, mas consegui marcar um tempo melhor do que esperava", comemorou Ikee, que ainda não indicou se vai entrar na luta por uma vaga nos Jogos de Tóquio, que serão realizados entre 23 de julho a 8 de agosto de 2021.

Após 10 meses de tratamento, a jovem atleta deixou o hospital no final de 2019 e retomou o treinamento a partir de março.

No ano passado, a primeira atleta em qualquer modalidade a conquistar seis medalhas de ouro (revezamento 50m, 100m e 4x100m livre, 50 e 100m borboleta, revezamento 4x100m) nos Jogos Asiáticos, disse que sua ambição na época era participar das Olimpíadas de 2024.

Mas ninguém sabe se seus planos mudaram com o adiamento dos Jogos de Tóquio-2020 para 2021 devido à pandemia do coronavírus.

No mês passado, a jovem apareceu em público numa cerimônia para incentivar atletas desanimados com a situação de saúde a não perderem a confiança.

"Pense no próximo ano não apenas como um adiamento de um ano, mas como um ano adicional que foi oferecido a você", afirmou.


AFP



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!