Direito Direitos Humanos

03/09/2020 | domtotal.com

Quase seis mil camisas serão doadas para moradores de rua em BH e interior de Minas

Ação faz parte do projeto Rua do Respeito que conta com apoio do MPT-MG

A destinação está sendo feita pelo MPT-MG, que contará com o apoio de 17 instituições em diferentes municípios para fazerem a distribuição aos atendidos pelo projeto
A destinação está sendo feita pelo MPT-MG, que contará com o apoio de 17 instituições em diferentes municípios para fazerem a distribuição aos atendidos pelo projeto (Jorge Araujo/Fotos Publicas)

Um total de 5.640 camisas de malha novas serão distribuídas para pessoas em situação de rua atendidas pelo projeto Rua do Respeito em Belo Horizonte e cidades do interior, dentre as quais Mariana, Santa Luzia, Vespasiano, Nova Lima, Itabirito. A destinação está sendo feita pelo Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais (MPT-MG), que contará com o apoio de 17 instituições em diferentes municípios para fazerem a distribuição aos atendidos pelo projeto.

O valor destinado pelo MPT para a aquisição das peças foi de R$ 225 mil, montante que proveniente do pagamento de uma multa por descumprimento de termo de ajuste de conduta (TAC), firmado por uma empresa de setor têxtil junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT).

"Serão distribuídas camisas nos tamanhos P, M e G, de variadas cores. A previsão é que sejam entregues em um prazo de 40 dias. Antes disso, elas serão separadas e identificadas com os nomes de cada instituição, para que seja facilitada a coleta do material", explica a procuradora do Trabalho responsável pela destinação, Florença Dumont Oliveira.

O MPT participa e apoia o projeto Rua do Respeito desde agosto de 2017, por meio de um termo de adesão, e tem os compromissos de promover palestras, atribuir prioridade na tramitação de procedimentos administrativos sobre trabalhadores em situação de rua, realizar audiências públicas com temas correlatos e incentivar seu público interno a participar de eventos relacionados à temática.

A ação é resultado de um termo de cooperação técnica assinado entre Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), Tribunal de Justiça (TJMG) e Serviço Social Autônomo (Servas) em maio de 2015, com participação de diversas instituições. O Rua do Respeito viabiliza o acesso de pessoas em situação de rua a direitos básicos, a projetos sociais e profissionalizantes, que possibilitem a sua inclusão no mercado de trabalho. Além disso, realiza ações voltadas para o esclarecimento da sociedade sobre o fenômeno das pessoas em situação de rua.


MPT-MG/Dom Total



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!