Meio Ambiente

12/09/2020 | domtotal.com

DefundBolsonaro: campanha que culpa presidente pela destruição da Amazônia ganha o mundo; assista

Vídeo lembra que as marcas que bancam esse governo estão por trás das queimadas

Vídeo lembra que as marcas que bancam esse governo estão por trás das queimadas
Vídeo lembra que as marcas que bancam esse governo estão por trás das queimadas

“Se você acha que esses incêndios não vão queimar você, pense de novo. A Amazônia está em cada respiração sua”. A mensagem está no vídeo da Campanha DefundBolsonaro, iniciativa que reúne ambientalistas, indígenas, ativistas e organizações, e culpa o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pela destruição da Amazônia. “Bolsonaro permite isso”.  A peça, com narração em inglês e legendas em português, questiona o apoio de empresas a Bolsonaro: ‘De que lado você está?’

O vídeo, narrado por uma voz infantil, mostra cidades e produtos pegando fogo, em uma analogia com queimadas na floresta, e cobra posicionamento da sociedade, de empresas e de autoridades mundiais.

Criada pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), Mídia Índia, Observatório do Clima e o movimento 342 Amazônia, a Campanha tem como objetivo sensibilizar investidores, empresários, grandes empresas, governos e a população sobre o aumento do desmatamento, do garimpo e das queimadas no governo Bolsonaro.

Celebridades, como o ator Leonardo dicaprio,  e entidades de várias partes do mundo têm compartilhado o vídeo nas redes sociais. “Você está sentindo o cheiro de fumaça?”, questiona logo no começo da gravação. Na sequência, destaca que os incêndios não são naturais  e culpa “corporações parasitas” movidas pela “ganância globalizada” e com aval de Bolsonaro. Assista:


Fake do governo

Enquanto o mundo se mobiliza para evitar a destruição da Amazônia, o governo Bolsonaro nega e garante que a floresta não está queimando. Nesta semana, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e o vice-presidente Hamilton Mourão, compartilharam um vídeo com imagens da floresta intacta. No entanto, a peça publicitária foi considerada fake  por ter um mico-leão-dourado, animal encontrado apenas na Mata Atlântica.

O vídeo, com o título “A Amazônia não está queimando”, foi produzido pela Associação de Criadores do Pará (AcriPará), que reúne pecuaristas do estado.

Imagem

Em entrevista ao portal Uol, o ex-ministro do Meio Ambiente e embaixador Rubens Ricupero disse que o desastre à imagem do Brasil no exterior é catastrófico: "No dia 21 de agosto, percorri todos os principais noticiários da televisão mundial: RAI 1, France 2, BBC, CNN. Todos, até na seção de previsão de tempo, dedicavam atenção principal às queimadas na Amazônia", disse.

"Jamais tivemos nos últimos 50 anos um desastre de imagem tão catastrófico e irreparável como esse", afirmou o embaixador. "É muitas vezes pior em intensidade, horário nobre, repercussão junto a estadistas e gente do povo do que sucedeu nos piores momentos do regime militar", alertou.



Dom Total



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!